Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Microfinanças é um termo criado para designar e caracterizar as atividades financeiras que têm como destinatários os pequenos empreendedores, sejam eles formais ou informais, referindo-se a iniciativas de pessoas de menor rendimento ou pertencentes a comunidades carentes, tradicionalmente excluídos do sistema financeiro, com a utilização de produtos, processos e gestão diferenciados. 


Funcionam por isso como uma importante ferramenta económica de mudanças sociais e inclusão financeira, principalmente através do microcrédito.

O grande mérito das microfinanças é o facto de serem capazes de transformar negócios, empreendimentos e a vida das pessoas de baixos rendimentos, que devido à falta de garantias tradicionais (bens ou rendimentos relevantes), estão excluídas do sistema financeiro e do setor bancário tradicional. Por não terem património ou empreendimentos formais suficientes para serem oferecidos como garantia nas operações de crédito, ficam à margem do sistema financeiro.  

Em Cabo Verde, é notável a ação das instituições de microcrédito, que têm tido um papel relevante na dinamização das atividades neste sector com resultados visíveis e positivos em praticamente todos os concelhos do país.


Documentos