Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Nesta página é possível encontrar os comunicados, de interesse público, difundidos pelo Banco de Cabo Verde
Nomeação da Comissão Liquidatária Banco BIC Cabo Verde, S.A.

08/07/2022

​​​O Banco de Cabo Verde torna público, ao abrigo do nº 3 do artigo 118º da Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, que o seu Conselho de Administração, na sessão ordinária de 27 de maio de 2022, deliberou:

Dissolução Voluntária e Liquidação d’A PROMOTORA, Sociedade de Capital de Risco, SARL

09/05/2022

​​​​O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5 e 6 do artigo 107º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras, Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, tornar público que procedeu ao registo da dissolução voluntária e liquidação d’A Promotora, Sociedade de Capital de Risco, SARL, deliberada em Assembleia Geral de Acionistas realizada a 05 de novembro de 2021.​​

Relatório de Política Monetária de abril

06/05/2022

​​​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, apresentou o Relatório de Política Monetária de abril, nomeadamente, as projeções para o crescimento da economia para 2021 e 2022, a evolução das reservas externas e da inflação, assim como a orientação da política monetária para os próximos meses, em Conferência de Imprensa, no dia 6 de maio de 2022.​

Caducidade da autorização para a constituição da companhia de seguros - Áurea Seguros, S.A.

04/05/2022

O Banco de Cabo Verde leva ao conhecimento do público que a autorização concedida para a constituição e exercício de atividade da companhia de seguros mista em Cabo Verde - Áurea Seguros, S.A. para explorar o ramo vida e todos os ramos não vida caducou no dia 30 de abril do corrente ano, nos termos do artigo 17.º, número 1 do Decreto-Legislativo nº 3/2010, de 17 de maio, que estabelece o regime de acesso e exercício da atividade seguradora e resseguradora em território nacional.

Comunicado: Atualização das medidas de atenuação dos impactos da pandemia da Covid-19 no sistema financeiro

05/04/2022

Durante os últimos dois anos, o mundo enfrentou diversos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, impelindo as autoridades a reagir de forma oportuna com um pacote de medidas económicas, financeiras, sociais e de saúde pública, com vista a atenuar os efeitos associados à crise pandémica.    

Mudanças e redireccionamentos de comportamentos sociais, restrições de viagens e prudência a nível das escolhas por parte dos consumidores, são exemplos de impactos que afetaram tanto os particulares como as empresas, especialmente aquelas relacionadas com os setores de Transportes e Armazenagem, do Alojamento e Restauração, da Imobiliária e outras atividades conexas à atividade turística. Em Cabo Verde, todas as ilhas foram afetadas, sobretudo as que dependem, em larga medida, do turismo, designadamente as do Sal e da Boavista, cuja contribuição para a economia nacional reduziu significativamente. 

Revogação da Autorização do Banco BIC Cabo Verde, S.A.

02/02/2022

​​O Banco de Cabo Verde vem tornar público que, por força do número 2 do artigo 2º do Decreto-Lei nº 82/2020, de 18 de novembro, com efeitos desde 1 de janeiro de 2022, é revogada a autorização do Banco BIC Cabo Verde, S.A. concedida pelo Ministério das Finanças e Planeamento, através Portaria nº 37/2013, de 24 de julho, para o exercício da atividade de instituição de crédito de autorização restrita.​


Medidas de Estímulo Monetário para Mitigação do Impacto da Covid-19 na Economia – Alargamento dos Colaterais Elegíveis para as Operações Monetárias de Financiamento (OMF)

26/11/2021



A 26 de março de 2020, o Banco de Cabo Verde (BCV ou Banco), no âmbito do “Pacote excecional de medidas de estímulo monetário e de flexibilização prudencial para mitigação do impacto do coronavírus - Covid 19 na economia  nacional” anunciou, entre outras medidas, “A disponibilização aos bancos de uma linha de financiamento, por via da Operação Monetária de Financiamento de Longo Prazo, com condições especiais de financiamento, à taxa de juro de 0,75%, podendo o valor ir até 45 milhões de contos, em função da dívida pública detida por cada banco, com maturidade igual ou superior ao prazo do crédito concedido”. 


Moratórias ao pagamento de Crédito Bancário

30/12/2020

​A avaliação das condições económicas e financeiras das empresas e demais organizações, bem como das famílias cabo-verdianas, severamente afetadas pelos efeitos da pandemia da Covid-19, levou o Banco de Cabo Verde a recomendar a extensão do prazo e dos termos da medida de suspensão temporária do serviço de crédito bancário. 

Com efeito, o Banco Central e o Governo têm adotado um conjunto de medidas de política, com vista à mitigação dos efeitos adversos causados pela pandemia da Covid-19. 


Medidas de estímulo monetário para mitigação do impacto da Covid-19 na economia – revisão da operação de financiamento de longo prazo

21/12/2020

O término do Estado de Emergência e a consequente retoma da atividade económica tem permitido alguma recuperação por parte de determinados setores. Não obstante isso, muitas empresas continuam a enfrentar fortes constrangimentos, com consequente impacto no rendimento das famílias. 

As garantias prestadas pelo Estado, que contribuem para conter o risco de crédito e para estimular a concessão de crédito à economia por parte das Instituições Financeiras Bancárias (IFB), conjugadas com as moratórias no serviço da dívida e com o regime de suspensão temporária e simplificada dos contratos de trabalho, têm sido essenciais para a sobrevivência de parte substancial do tecido empresarial nacional. 


Dissolução Voluntária e Liquidação do Banco Privado Internacional, S.A.

02/12/2020

​​​O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo do disposto no número 6 do artigo 107º da Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, que regula as Atividades das Instituições Financeiras, tornar público que procedeu ao registo da deliberação dos acionistas do Banco Privado Internacional, S.A. – BPI, Instituição de Crédito de Autorização Restrita, que, em sede de Assembleia Geral Ordinária realizada a 30 de abril de 2020, decidiu pela sua dissolução voluntária e liquidação. 


Relatório de Política Monetária

04/11/2020

​​​​​​A crise global de saúde pública marcou os desenvolvimentos macrofinanceiros do país e dos seus parceiros nos últimos meses. 

Os esforços, sincronizados, de contenção da propagação do novo coronavírus, de fortalecimento dos serviços de saúde e de proteção de vidas humanas resultaram na contração do produto interno bruto (PIB) em volume do país na ordem dos 13 por cento em termos homólogos no primeiro semestre. As economias da Área do Euro, dos EUA e do Reino Unido-principais parceiros económicos do país- contraíram 9, 4 e 11 por cento, respetivamente, no primeiro semestre de 2020 face ao primeiro semestre de 2019. 


Relatório do Sistema de Pagamentos 2019

13/10/2020

​​​​O Relatório sobre o Sistema de Pagamento Cabo-Verdiano procura evidenciar os factos mais importantes em matéria de desenvolvimento do sistema de pagamentos em Cabo Verde com base em dados estatísticos relativos aos meios e instrumentos de pagamento e na descrição dos acontecimentos mais relevantes, no que diz respeito às transações ocorridas nos sistemas de compensação e de liquidação, bem como à regulamentação e ao controlo exercidos pelo Banco de Cabo Verde no âmbito da superintendência do sistema.  ​​​​

Relatório de Estabilidade Financeira 2019

09/10/2020

​​​​​​O Banco de Cabo Verde (BCV), no âmbito das suas funções, enquanto autoridade de Supervisão Macroprudencial, analisa a evolução do sistema financeiro no curto e médio prazo, identifica os atuais e potenciais riscos que condicionam a estabilidade do sistema financeiro, sobretudo do setor bancário, avalia a estabilidade do sistema financeiro nacional e implementa políticas para mitigar os riscos. Com a publicação anual do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), o BCV procede à divulgação dos resultados do seu trabalho, em prol da estabilidade do sistema financeiro.


António Hilário da Cruz, Ex-Vice-Governador do BCV, falecimento

26/06/2020

​​É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu o Ex-Vice-Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. António Hilário da Cruz, esta madrugada, na cidade da Praia. 

Boas práticas e cuidados de segurança cibernética e de higiene na utilização dos instrumentos de pagamento e dos canais digitais

11/05/2020

​​A rápida disseminação do novo coronavírus, causador da doença COVID-19, pelo mundo impôs um enorme desafio de emergência sanitária às nações, de entre as quais Cabo Verde, o que levou a uma rápida reação das autoridades competentes, no sentido de decretar um conjunto de medidas profiláticas indispensáveis à contenção dos riscos de contágio e salvaguarda da saúde pública.​

Comunicado: Clientes bancários só devem ir a balcões quando estritamente indispensável

06/05/2020

​​​​​​​​​​Nos seus Comunicados de 18 e 30 de março e de 04 de maio de 2020, o Banco de Cabo Verde (BCV) instou as instituições financeiras por si supervisionadas a adotarem um conjunto de medidas relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas, de modo a evitar aglomerações excessivas que pudessem implicar maiores riscos de contágio com o novo coronavírus. ​​​

Comunicado: Funcionamento das instituições financeiras face à prorrogação do estado de emergência

04/05/2020

​​​​​​Nos seus Comunicados de 18 e 30 de março de 2020, o Banco de Cabo Verde (BCV), no sentido de minimizar os potenciais efeitos de contágio associados ao novo coronavírus, instou as instituições financeiras por si supervisionadas a adotarem um conjunto de medidas relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas. ​​

​Abel de Magalhães, ex-Administrador do BCV, falecimento

27/04/2020

É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu no dia 23 de abril, em Leiria, Portugal, o Sr. Abel Atanásio Spencer Mosso de Magalhães, Administrador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 1981-1985. 


Relatório de Política Monetária

27/04/2020

​​​​A economia nacional registou um desempenho favorável em 2019. O produto interno bruto (PIB) em volume cresceu 5,7 por cento e a inflação média anual reduziu de 1,3 para 1,1 por cento, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.​

Medidas excecionais e temporárias de proteção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social, associações sem fins lucrativos e demais entidades da economia social

07/04/2020

​Entrou em vigor, a partir do dia 01 de abril de 2020, o Decreto-Lei n.º 38/2020, de 31 de março, que estabelece medidas excecionais e temporárias de proteção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidari​edade social, associações sem fins lucrativos e demais entidades da economia social, bem como um regime especial de garantias pessoais do Estado, no âmbito da pandemia da doença Covid-19.


Funcionamento das instituições financeiras durante o período do estado de emergência

30/03/2020

​​​​​O Decreto-lei n.º 36/2020, de 28 de março, que regulamenta a declaração do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, determina, no seu art.º 10.º, o encerramento das empresas públicas, serviços públicos de administração central e local, empresas privadas e demais atividades que indica. ​

Pacote excecional de medidas de estímulo monetário e de flexibilização prudencial para mitigação do impacto do coronavírus - covid 19 na economia nacional

26/03/2020

​​O mundo passa por um momento conturbado, com o surgimento do surto do coronavírus – Covid-19, com efeitos negativos à escala mundial, não havendo qualquer certeza quanto aos verdadeiros impactos, aos mais diversos níveis, mormente na economia em geral, e no sistema financeiro em particular.



Comunicado do Banco de Cabo Verde sobre Covid-19 e o funcionamento do sistema financeiro Cabo-Verdiano

18/03/2020

​​​​​​​​​​​​No sentido de minimizar os potenciais efeitos de contágio associados ao coronavírus (COVID-19), torna-se necessária a adoção, por parte das instituições financeiras supervisionadas pelo Banco de Cabo Verde, de medidas relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas. Tais medidas visam, por um lado, proteger a saúde dos seus clientes e colaboradores.

Comunicado: Alerta de Fraude

09/03/2020

O Banco de Cabo Verde foi informado que utilizadores de emails têm recebido mensagens solicitando que se “atualizem informações pessoais com o arquivo do cliente anexado, de acordo com o Decreto nº 82/2020 do Banco de Cape Verde”. O email é assinado por uma suposta “equipe de segurança da conta.





Comunicado sobre o Banco BIC Cabo Verde

22/01/2020

​​​Considerando as notícias publicadas na Imprensa sobre o Banco BIC Cabo Verde, o Banco de Cabo Verde (BCV) vem informar o seguinte:

Comunicado/Desmentido

21/01/2020

​​​​O Banco de Cabo Verde, tendo tomado conhecimento da notícia “Passageiros entram em Portugal com 149 milhões de euros em notas, Banco de Cabo Verde envia milhões em dinheiro vivo”, datada de 19 de Janeiro de 2020, no jornal  https://www.cmjornal.pt/, vem por esta via informar o seguinte:  




Comunicado sobre a Convercâmbio, Sociedade Unipessoal Lda

18/10/2019

O Banco de Cabo Verde tomou conhecimento de que a sociedade denominada “CONVERCÂMBIO, SOCIEDADE UNIPESSOAL LDA.” está matriculada na Conservatória dos Registos Comercial e Automóvel da Praia, propondo-se a prestar serviços que, por serem atividade financeira, deveria a sociedade, obrigatoriamente, solicitar a prévia autorização do Banco de Cabo Verde.

Comunicado nº 3/2019 - Comité de Política Monetária

17/10/2019

O Comité de Política Monetária reunido, ordinariamente, no passado dia 9 de outubro decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária e dos atuais níveis das taxas de juros de referência.

 

Amaro Alexandre da Luz, ex-Governador do BCV, falecimento

04/10/2019

É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde recebeu a notícia do falecimento, hoje, dia 4 de outubro de 2019, do Dr. Amaro Alexandre da Luz, ex-Governador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 1984-1991.

Aumento de Participação Qualificada no Banco Caboverdiano de Negócios, SA

05/09/2019

A 9 de maio de 2019, a Impar – Companhia Caboverdiana de Seguros, SARL, (IMPAR) comunicou ao Banco de Cabo Verde (BCV) a intenção de aumentar sua participação qualificada no Banco Caboverdiano de Negócios, SA, (BCN), mediante cedência da posição detida pela Sociedade de Estudos e Promoção de Investimentos, SA, (SEPI), ao abrigo do artigo 45º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras (LAIF), Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril.

Comunicado - retirada de circulação das notas de 1000 escudos, emissão 2007

19/08/2019

O Banco de Cabo Verde leva ao conhecimento do público que, em conformidade com o Decreto-Lei nº 32/2019, de 17 de julho, que determina a retirada de circulação da nota de valor facial de 1.000 escudos, o prazo para a retirada da referida nota de circulação decorre até 19 de fevereiro de 2020, pelo que os seus detentores devem dirigir-se aos balcões dos bancos comerciais no país a fim de promoverem a sua troca.

Comunicado nº 2/2019 - Comité de Política Monetária

09/08/2019

O Comité de Política Monetária reuniu-se, ordinariamente, no passado dia 30 de julho para, nos termos do seu regulamento, monitorizar e avaliar os riscos à estabilidade macroeconómica, bem como para monitorizar e propor medidas de política monetária.

Relatório do Sistema de Pagamentos 2018

06/08/2019

Quadro regulamentar de referência do Sistema de Pagamentos Cabo-Verdiano, mudança estrutural na ligação dos Bancos à Rede SWIFT, que passou a ser gerida pela Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos (SISP), maior e melhor cobertura em termos de infraestruturas de pagamento marcaram o ano de 2018. De referir que os pagamentos com cartão realizados através dos terminais de pagamento automáticos (POS) destacaram-se como a operação mais procurada pelos cabo-verdianos. Estes desenvolvimentos constam do Relatório do Sistema de Pagamentos referente ao ano 2018.

Relatório de Estabilidade Financeira 2018

31/07/2019

No âmbito das suas funções, enquanto autoridade de Supervisão Macroprudencial, o Banco de Cabo Verde analisa a evolução do sistema financeiro no curto e médio prazo, identifica os atuais e potenciais riscos que condicionam a estabilidade do sistema financeiro, sobretudo do setor bancário, avalia a estabilidade do sistema financeiro nacional e implementa políticas para mitigar os riscos e restabelecer o equilíbrio.

Comunicado: Aviso n.º 6/2019, de 18 de julho, que regulamenta o acesso de novos agentes económicos ao mercado dos serviços de pagamento cabo-verdiano

22/07/2019

Entrou em vigor, a partir do dia 19 de julho de 2019, o Aviso do Banco de Cabo Verde, n.º 6/2019, que permite, doravante, o acesso de novos agentes económicos, que possam gerar inovação tecnológica, operacional e comercial no mercado dos serviços de pagamento cabo-verdiano.

Moeda comemorativa dos 200 Anos de Laços Históricos e de Amizade entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde

19/07/2019

O Banco de Cabo Verde nos termos do Decreto-lei nº 34 /2019, de 19 de julho de 2019, colocará em circulação, a partir do dia 22 de julho de 2019, uma moeda comemorativa de 200 escudos, alusiva aos 200 Anos de Laços Históricos e de Amizade entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde, cujo primeiro marco institucional foi o estabelecimento neste país africano, em dezembro de 1818, do primeiro cônsul dos Estados Unidos na África Subsariana.

Comunicado: Alteração de Denominação do Banco Internacional de Cabo Verde, S.A (BICV)

18/07/2019

No âmbito do assunto em título, o Banco de Cabo Verde vem, por este meio, comunicar o seguinte:


I. A 04 de abril de 2019, o Banco Internacional de Cabo Verde, S.A (BICV) requereu ao BCV, nos termos e para efeitos do disposto na alínea a) do número 1 do artigo 25º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras - LAIF, aprovada pela Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, a autorização prévia para proceder à alteração do contrato de sociedade (Estatutos), designadamente no que concerne à denominação, enquadrada no âmbito da estratégia comercial a implementar.

Comunicado sobre a GCBIB Finance S.A.

16/07/2019

O Banco de Cabo Verde tomou conhecimento de que a sociedade denominada “GCBIB FINANCE S.A." está matriculada na Conservatória dos Registos e Cartório Notarial Santa Maria, propondo-se a prestar serviços que, por serem atividade financeira, deveria a sociedade, obrigatoriamente, solicitar a prévia autorização do Banco de Cabo Verde.

Relatório Anual 2018

01/07/2019

Numa conjuntura de assinalável dinâmica da atividade económica nacional, de pressões inflacionistas contidas, de melhoria das contas externas e finanças publicas, a atuação do Banco de Cabo Verde (BCV), esteve alinhada com os objetivos de garantir a estabilidade macroeconómica, o aprimoramento dos sistemas de pagamentos e o reforço da resiliência do sector financeiro.

Moeda Comemorativa dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019

11/06/2019

O Banco de Cabo Verde, nos termos do Decreto-lei nº 23/2019, de 04 de junho de 2019, colocará em circulação, a partir do dia 14 de junho, uma moeda comemorativa de 200 escudos, alusiva aos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019.

 

Alteração da Estrutura das Taxas de Juro do Banco de Cabo Verde

03/06/2019

Com vista à melhoria da eficácia do mecanismo de transmissão monetária, o Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde, reunido em sessão ordinária do dia 31 de maio de 2019, deliberou proceder à seguinte alteração na estrutura das suas taxas de referência:

Comunicado nº 1/2019 - Comité de Política Monetária

03/06/2019

O Comité de Política Monetária reuniu-se, ordinariamente, no passado dia 29 de maio para, nos termos do seu regulamento, monitorizar e avaliar os riscos à estabilidade macroeconómica, à implementação da política monetária e à gestão das reservas oficiais do país, bem como para identificar e propor medidas de mitigação de eventuais riscos decorrentes da liberalização total das operações cambiais e das transações económicas e financeiras com o exterior.

Comunicado Novo Regulamento da Tarifa do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel

07/05/2019

A partir de 01 de julho de 2019, entrarão em vigor as alterações ao Regime do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel (SORCA), introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 57/2018, de 14 de novembro, o qual altera o Decreto-Lei n.º 17/2003, de 19 de maio.

Comunicado Aquisição de Participação Qualificada na Caixa Económica de Cabo Verde, S.A.

03/05/2019

A 20 de julho de 2018, o Senhor Enrique Bañuelos de Castro, cidadão de nacionalidade espanhola, em representação da IHCV – International Holding Cabo Verde, SGPS Sociedade Unipessoal Lda, comunica ao Banco de Cabo Verde, nos termos e para efeitos do disposto no artigo 45º da Lei que regula as atividades das instituições financeiras, Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, a sua intenção de adquirir ações representativas de até 30% do capital social da Caixa Económica de Cabo Verde.

 

Comunicado Relatório de Política Monetária

17/04/2019

A dinâmica da atividade económica nacional acelerou em 2018. Efetivamente, de acordo com as estimativas das contas nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia nacional registou um crescimento anual, em volume, de 5,5 por cento, (4,0 por cento em 2017) favorecida pelos efeitos da contínua implementação de reformas na administração tributária e regimes especiais de recuperação de dívidas fiscais, bem como pelo contexto externo.

 

Caducidade da Autorização do Banco Sul Atlântico, S.A.

04/02/2019

O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5. e 6. do artigo 107º da Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, que regula as Atividades das Instituições Financeiras, tornar pública a deliberação dos acionistas do Banco Sul Atlântico, S.A. em sede de Assembleia Geral Universal realizada a 28 de dezembro de 2018, que decidiu pela sua dissolução voluntária e liquidação, com efeitos a partir daquela data.

Comunicado sobre o Pedido de Licenciamento do Banco Sino-Atlântico

27/11/2018

Na sequência da reportagem publicada no jornal “A Nação” do dia 22 de novembro de 2018, citando a publicação China-Lusophone Brief, intitulada "Novos Obstáculos nos Projetos do David Chow – Investimentos em risco de serem desviados para Moçambique", que "Um eventual chumbo à criação do Banco Sino-Atlântico pode levar o empresário chinês David Chow a repensar os seus investimentos em Cabo Verde", cabe ao Banco de Cabo Verde esclarecer os seguintes factos:

Liberalização plena das operações cambiais e das relações económicas e financeiras com o exterior, com destaque para os movimentos de capitais

24/07/2018

O Decreto-Legislativo nº 3 /2018, de 22 de Junho, que regula o regime jurídico das operações económicas e financeiras com o exterior e das operações cambiais no território nacional entra em vigor, a partir do dia 23 de Julho do corrente ano de 2018.

Comunicado do BCV sobre a segunda Avaliação Mútua Nacional ainda em curso, levada a cabo pelo GIABA

17/07/2018

Na sequência da notícia publicada no jornal “A Nação” do dia 12 de julho, sobre a avaliação mútua de Cabo Verde, importa esclarecer que Cabo Verde, por ser membro do Grupo Intergovernamental de Ação contra a Lavagem de Capitais na África Ocidental (GIABA), é sujeito a avaliações periódicas, nomeadamente a Avaliação Mútua. Nesta avaliação é analisada a conformidade técnica de Cabo Verde com as 40 recomendações do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e a sua aplicação efetiva de acordo com os 11 Resultados Imediatos.

Comunicado sobre a situação financeira do BCV em 31 de Dezembro de 2017

12/06/2018

As demonstrações financeiras auditadas do Banco de Cabo Verde (BCV), referentes a 31 de dezembro de 2017, evidenciam um ativo total de 68.207.271 milhares de escudos cabo-verdianos (mCve) e um capital próprio negativo de 2.447.849 mCve.
 

Caducidade da Autorização da CVGARANTE Sociedade de Garantia Mútua, S.A

07/06/2018

O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5º e 6º do artigo 107º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras (aprovada pela Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril), tornar pública a deliberação dos acionistas representativos da totalidade do capital social da CVGARANTE Sociedade de Garantia Mútua, S.A., de 04 de janeiro de 2017, que decidiu pela sua dissolução voluntária e liquidação.

Aquisição de Participação Qualificada no Banco Internacional de Cabo Verde, S.A.

24/05/2018

O Banco Internacional de Cabo Verde, S.A. (BICV) é atualmente detido diretamente a 99,9% pelo Novo Banco África, SGPS, S.A. e a 0,01% pelo Novo Banco, S.A., e indiretamente pelo Fundo de Resolução do Estado Português e pelo Fundo de Investimento Norte-Americano Lone Star, através da sua subsidiária Nani Holdings.

Riscos das Moedas Virtuais (Cripto-Moedas)

29/03/2018

O presente alerta é emitido para assinalar os riscos em que pode incorrer quem adquire, detém ou negoceia moedas virtuais, ou cripto-moedas, como a Bitcoin, considerando a popularidade crescente que vêm assumindo a nível mundial.

Alerta de Fraude

23/03/2018

O Banco de Cabo Verde foi informado que bancos comerciais têm recebido emails do endereço info@bcv.cv com o pedido de preenchimento de um questionário por parte do Banco de Cabo Verde, nomeadamente da Direção do Departamento de Supervisão das Instituições Financeiras.

Comissão Diretiva do Fundo de Garantia de Depósitos

19/01/2018

O Banco de Cabo Verde comunica que indigitou, nos termos do artigo 19º da Lei n.º 07/IX/2017 e do n.º 2 do artigo 2.º do Aviso n.º 8/2017, de 3 de outubro, o Dr. Carlos Benoni de Brito Resende Costa e a Dr.ª Maria Salomé Tavares Rodrigues, como representantes do Banco de Cabo Verde junto da Comissão Diretiva do Fundo de Garantia de Depósitos, (CD-FGD).

Caducidade da Autorização da Promoleasing, Sociedade de Locação Financeira, S.A

11/08/2017

O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5º e 6º do artigo 107º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras (aprovada pela Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril), tornar pública a deliberação do acionista único da Promoleasing, Sociedade de Locação Financeira, S.A., de 04 de agosto de 2017, que decidiu pela sua dissolução voluntária e liquidação, com efeitos a partir de 31 de agosto de 2017.

Nomeação da Comissão Liquidatária do Novo Banco, S.A.

17/07/2017

O Banco de Cabo Verde torna público, ao abrigo do n.º 3 do artigo 118.º da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril, que o seu Conselho de Administração, na sessão ordinária de 7 de julho de 2017, pelas 19h30mn, na sequência da revogação da autorização do Novo Banco, S.A., deliberou:

 

Comunicado: Revogação da Autorização do Novo Banco, S.A.

14/07/2017

O Banco de Cabo Verde torna público que, na sessão ordinária de 07 de julho de 2017, pelas 19h, o seu Conselho de Administração deliberou, ao abrigo do n.º 1 do artigo 37.º da Lei n.º 61/VIII/2014, de 23 de abril, do n.º 1 e das alíneas b), c) e d) do n.º 3 do artigo 10.º, este conjugado com as alíneas e), f) e g) do n.º 1 do artigo 4.º, e artigo 176.º todos da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril, revogar a autorização concedida ao Novo Banco, S.A., pela Portaria n.º 9/2010, de 22 de fevereiro, para exercer a atividade bancária.

Comunicado

27/06/2017

O Banco de Cabo Verde tomou conhecimento de que a sociedade denominada “Atlantic Global Asset Management, S.A." está matriculada na Conservatória dos Registos Comercial e Automóvel da Praia sob o n.º 272198501/3077020160708, propondo-se a prestar serviços que, por serem atividade financeira, deveria a sociedade, obrigatoriamente, solicitar a prévia autorização do Banco de Cabo Verde.

Caducidade da Autorização

24/05/2017

O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5º e 6º do artigo 107º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras (aprovada pela Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril), tornar pública a deliberação dos acionistas da Sociedade Gestora de Fundo de Habitação de Interesse Social, SoFHIS Gere, S.A., de 10 de abril de 2017, que decidiu pela sua dissolução voluntária, e, em consequência, informa ao público da caducidade da autorização concedida à instituição financeira pelo Aviso n.º 5/2013, de 12 de setembro.

Comunicado

19/04/2017

A pedido da Wari, S.A. (Sucursal em Cabo Verde), o Banco de Cabo Verde informa que, conforme informação prestada, esta é uma das plataformas de transferência de dinheiro utilizada pelo Ecobank Cabo Verde, S.A..

Comunicado

18/04/2017

Na sequência da deliberação do Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde, de 7 de abril de 2017, torna-se pública a caducidade da autorização concedida, através do Aviso n.º 4/2013, de 16 de agosto, à GLOBAL MONEY TRANSFER CABO VERDE, S.A. (GMT CABO VERDE, S.A.) - AGÊNCIA DE CÂMBIOS, porquanto a instituição financeira não iniciou a sua atividade nos termos do prazo estipulado pelo n.º 1 do artigo 9.º da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril.

Comunicado

04/04/2017

O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5º, 6º e 8º do artigo 107º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras (aprovada pela Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril), tornar pública a deliberação do Conselho de Administração da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, instituição de crédito portuguesa, de 15 de dezembro de 2016, que decidiu pela dissolução voluntária da sua sucursal, em território nacional, denominada Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL, Sucursal Financeira Exterior de Cabo Verde, e, em consequência, informa da caducidade da autorização da referida Instituição de crédito de autorização restrita, concedida pela Portaria n.º 6/2006, de 30 de janeiro.

Comunicado

21/03/2017

Na sequência da publicação de uma lista de devedores do Novo Banco S.A., tornada pública pelo jornal A NAÇÃO, na sua edição de n.º 48, de 16 a 22 de março de 2017, vem o Banco de Cabo Verde esclarecer a opinião pública o seguinte:

Comunicado: Banco de Cabo Verde delibera aplicar uma medida de resolução ao Novo Banco, S.A

08/03/2017

Ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 162.º e do artigo 165.º da Lei das Atividades das Instituições Financeiras, aprovada pela Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril, o Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde deliberou aplicar uma medida de resolução ao Novo Banco, S.A., alienando parcialmente as suas atividades e a maior parte dos seus ativos e passivos à Caixa Económica de Cabo Verde, S.A.

Comunicado sobre a Construção da Nova Sede

06/03/2017

O Banco de Cabo Verde (BCV) irá brevemente iniciar a construção da sua Nova Sede. A construção da Nova Sede representa um marco inegável e decisivo para o reforço institucional do BCV, sendo imprescindível, na ótica do desenvolvimento de um sistema financeiro moderno e de um papel cada vez mais exigente para o Banco Central, tendo em conta sobretudo a salvaguarda da integridade e do funcionamento pleno dos sistemas de pagamentos, razão fulcral para o funcionamento de um país.

Comunicado

25/02/2016

Ao abrigo da alínea b) do número 8 do artigo 47.º da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de Abril, informa-se que o Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde, reunido em sessão ordinária, no dia 19 de Fevereiro do corrente, deliberou opor-se ao projeto de aquisição de participação qualificada de 100% das ações representativas do capital social do Banco Internacional de Cabo Verde, S.A. (BICV) pelo Groupe Norwich, S.A., nos termos do número 1 e alínea a) do número 2 do artigo 47.º da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de Abril (Lei das Atividades e das Instituições Financeiras), conjugados com o número 1 e alíneas b) e e) do número 2 do artigo 2.º do Aviso n.º 4/2014, de 17 de Outubro, considerando: 

 

Comunicado

04/02/2016

Face às últimas notícias envolvendo o nome do Sr. António José da Silva Veiga, interessado na compra do Banco Internacional de Cabo Verde (BICV), onde vem referido o Banco de Cabo Verde, vem este, enquanto entidade de regulação e supervisão do sistema financeiro, esclarecer o seguinte: 

Comunicado

05/08/2015

Entidades que não se encontram autorizadas para a realização de transferências de dinheiro de e para o exterior do território nacional.

Comunicado: Medidas de Afrouxamento da Política Monetária

13/02/2015

O Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. João Serra, anunciou, no dia 13 de Fevereiro, em Conferência de Imprensa as Medidas de Afrouxamento da Política Monetária, adoptadas pelo Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde. 

Comunicado

24/10/2008

Aumento da taxa de referência do Banco de Cabo Verde em 50 pontos base

Comunicado

18/09/2008

Aumento da taxa de referência dos Títulos de Regularização Monetária (TRM) em 50 pontos base

Comunicado

19/06/2008

Aumento da taxa de referência dos Títulos de Regulação Monetária (TRM) em 25 pontos base

Comunicado

20/06/2007

Conferência sobre Ética e Transparência nos Sistemas Financeiro e Empresarial

Comunicado

29/03/2007

Redução do Coeficiente das Disponibilidades Mínimas de Caixa.

Comunicado

22/02/2006

RETIRADA DE CIRCULAÇÃO DAS NOTAS DE 100$ E 2500

Comunicado

16/02/2006

Redução do Coeficiente das Disponibilidades Mínimas de Caixa (DMC)