Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Aumento da taxa de referência dos Títulos de Regularização Monetária (TRM) em 50 pontos base

O Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde deliberou na sua reunião ordinária de hoje, dia 18 de Setembro, aumentar a taxa de referência dos Títulos de Regularização Monetária (TRM) em 50 pontos base.

Esta decisão do Banco Central teve em consideração a evolução recente da economia do país, com destaque para o comportamento da balança de pagamentos, da inflação, do crédito ao sector privado, das taxas de juro reais bem como o contexto internacional, caracterizado pelo agravamento da turbulência no sistema financeiro e pela sua repercussão negativa na liquidez internacional, nas condições de financiamento e, por conseguinte, nas perspectivas de crescimento da economia global.

Não obstante a economia do país estar a absorver, sem grandes perturbações, os efeitos negativos da actual conjuntura internacional, a intervenção do BCV ao nível das taxas de juro visa contribuir para um melhor ajustamento da economia de Cabo Verde no curto prazo a este contexto externo adverso, nomeadamente a nível da balança de pagamentos. O Conselho teve também em conta a subida das taxas de juro na zona Euro. No longo prazo, o Banco Central reconhece que a sustentabilidade do regime cambial passa sobretudo pelo reforço da competitividade da economia do país, nomeadamente a nível da produção de bens e serviços transaccionáveis e da consolidação das reformas estruturais.

Na sequência da deliberação do Conselho, a taxa directora do BCV passou de 4.25% para 4.75%, implicando a alteração das taxas das facilidades permanentes que se encontram indexadas àquela. A nova estrutura de taxas fica assim constituída:

Taxa Directora: 4.75%; Taxa de Facilidade de Cedência: 7.75%; Taxa de Facilidade de Absorção: 2.25%.

As novas taxas de juro entram em vigor a partir de amanhã dia 19 de Setembro de 2008.

Banco de Cabo Verde, na Praia, aos 18 de Setembro de 2008