Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Consulta Pública

22/05/2024

​O Banco de Cabo Verde submete a consulta pública um projeto de diploma que estabelece o regime jurídico das sociedades de garantia de crédito.

Esta iniciativa decorre da necessidade de desenvolver um regime jurídico específico que norteia a atividade e a organização das sociedades de garantia de crédito. Com efeito, as sociedades de garantia mútua, enquanto instituições de crédito, estão, até à data, sujeitas ao Decreto-Lei nº 33/2010, de 6 de setembro, que disciplina a sua atividade, bem como às normas gerais das atividades financeiras, designadamente à Lei de Bases do Sistema Financeiro (Lei nº 61/VIII/2014, de 23 de abril) e à Lei das Atividades e das Instituições Financeiras (Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril), sendo supervisionadas pelo Banco de Cabo Verde. Já as sociedades de garantia de crédito que não adotem o sistema mutualista não dispõem de legislação própria. Sendo, entretanto, instituições financeiras, regem-se pelo regime geral vertido nas referidas leis, estando igualmente sujeitas à supervisão do Banco de Cabo Verde.


Workshop sobre títulos sustentáveis e produtos financeiros complexos

22/05/2024

A Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM) promove um workshop sobre títulos sustentáveis e produtos financeiros complexos, no dia 24 de maio de 2024, pelas 9:00 horas, no Hotel Pérola, na cidade da Praia. 

O objetivo do workshop é promover o conhecimento das características e especificidades da emissão dos instrumentos financeiros que foram mais recentemente adotados no mercado de valores mobiliários do país, contribuindo assim para a melhoria das decisões de financiamento e de investimento, bem como dos serviços de intermediação financeira prestados aos emitentes e investidores. 

O evento é destinado à Bolsa de Valores, aos intermediários financeiros, aos investidores institucionais e emitentes, atuais e potenciais, bem como a auditores e outros prestadores de serviços, com a possibilidade de multiplicar os conhecimentos adquiridos junto dos seus clientes.

Refira-se que a AGMVM publicou, em 2021 e 2022, os regulamentos sobre os títulos sustentáveis e sobre os deveres informativos e publicitários sobre produtos financeiros complexos, abaixo elencados: 

1. Regulamento n.º 1/2021, de 20 de julho, sobre as Normas para a Emissão de Títulos Verdes em Cabo Verde: REGULAMENTO TITULOS VERDES.PDF (bcv.cv);​
2. Regulamento n.º 2/2021, de 29 de novembro, sobre as Normas para a Emissão e Rotulagem de Títulos Sociais em Cabo Verde: REGULAMENTO TITULOS SOCIAIS.PDF (bcv.cv);
3. Regulamento n.º 1/2022, de 14 de outubro, sobre as Normas para a Emissão e Rotulagem de Títulos Azuis em Cabo Verde: REGULAMENTO TITULOS AZUIS.PDF (bcv.cv);
4. Regulamento n.º 2/2022, de 9 de novembro, sobre os Deveres informativos e publicitários sobre Produtos Financeiros Complexos (Boletim oficial nº 192 | II Série | 09-11-22): Imprensa Nacional de Cabo Verde - quiosque digital (incv.cv).​

Educação Financeira: Aprenda a gerir o seu dinheiro e realize os seus sonhos

17/05/2024

​​Hábitos de Gestão da Conta Bancária é o tema de mais um vídeo educativo, produzido pelo Banco de Cabo Verde, com o objetivo de reforçar a educação financeira da população cabo-verdiana. 

Comunicado Comité de Política Monetária

10/05/2024

​​​​O Conselho de Administração (CA) do Banco de Cabo Verde (BCV), reunido ordinariamente no dia 02 de maio, e sob recomendação do Comité de Política Monetária (CPM) que se reuniu no dia 30 de abril, decidiu ajustar as principais taxas de juro do Banco de Cabo Verde, designadamente a taxa diretora e as taxas de facilidade permanente de cedência de liquidez e de facilidade permanente de depósito para 1,5%, 1,75% e 0,95%, respetivamente, com efeitos a partir de 16 de maio de 2024​.​​

Relatório de Política Monetária

10/05/2024

​​​​​​​​​​​​Em 2023, o enquadramento externo da economia nacional foi menos favorável, marcado pela desaceleração no crescimento da atividade económica global, bem como dos principais parceiros económicos do país, nomeadamente, da Área do Euro e no Reino Unido. 


BCV beneficiário do Fundo Fiduciário do Banco Mundial

09/05/2024

​O Banco Mundial anunciou, no dia 16 de abril de 2024, que o Banco de Cabo Verde foi selecionado como beneficiário de um fundo fiduciário de multi-doadores para a gestão de ativos públicos no mundo.

Liberdade, Democracia e Boa Governança

09/05/2024

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, e o Administrador, António Semedo, participaram na conferência internacional sobre “Liberdade, Democracia e Boa Governança: um olhar a partir de Cabo Verde”, que aconteceu de 8 a 9 de abril de 2024, na ilha do Sal.

Líderes Financeiros Africanos

09/05/2024

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, participou ainda na conferência “Finanças Colaborativas: Fortalecendo Parcerias para o Crescimento Económico e a Resiliência”, organizada pela African Leadership Organisation, no dia 19 de abril de 2024, no Edifício do Senado dos Estados Unidos, no Capitólio, em Washington, D.C.

Reuniões de Primavera

09/05/2024

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, a Administradora Tereza Henriques e a Coordenadora da Área de Acompanhamento de Bancos e de Outras Instituições do Departamento de Supervisão Microprudencial (DSMAAB), Vanessa Leite, participaram nas reuniões de Primavera dos Conselhos de Governadores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial (GBM) realizadas em Washington, D.C, nos Estados Unidos da América, de 15 a 21 de abril de 2024.

Comunicado

30/04/2024

​O Banco de Cabo Verde (BCV) viu-se surpreendido, no dia 30 de abril de 2024, com uma publicação, num determinado jornal online, onde o seu autor, face à notícia de que “a Administração fiscal, ao que tudo indica, não terá feito o adequado controlo nas transferências de fundos da empresa Bestfly/TICV para o exterior”, culpa inadvertidamente o Banco central.  

Boletim de Estabilidade Financeira

18/04/2024

​​​​​O Boletim de Estabilidade Financeira é uma publicação semestral do Banco de  Cabo Verde, elaborada pelo Gabinete de Supervisão Macroprudencial e de Resolução , enquanto responsável pela supervisão macroprudencial, para a identificação e análise dos riscos do sistema financeiro, na perspetiva da preservação da estabilidade financeira, tendo por base um conjunto de indicadores, considerando o Setor não Financeiro (Empresas e Particulares), e o Setor Financeiro (Bancário, Segurador e o Mercado de Valores Mobiliários).

De Férias no Museu

08/04/2024

​No âmbito da sua programação educativa, o Museu Banco de Cabo Verde (MBCV) organizou a atividade “De Férias no Museu” com a realização de oficinas temáticas, de 25 de março a 3 de abril de 2024. As ações abordaram o Dinheiro em Cabo Verde, dirigida a crianças dos 10 aos 11 anos, a Educação Financeira para crianças dos 12 aos 13 anos e a Segurança de Notas direcionada a crianças dos 14 aos 15 anos.


Indicadores do Sistema Bancário

03/04/2024

​​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais de instituições de Crédito de Autorização Genérica (bancos comerciais).​

Estudantes visitam Museu

22/03/2024

O Museu Banco de Cabo Verde recebeu a visita de 17 estudantes do 5º Ano do Colégio Português, acompanhados por duas monitoras, no dia 07 de março de 2024.​

De férias no Museu Banco de Cabo Verde

15/03/2024

​No âmbito da sua programação educativa, o Museu Banco de Cabo Verde organiza oficinas temáticas, de 25 de março a 3 de abril de 2024, das 14:00 às 16:00.  

Oficina: Dinheiro em Cabo Verde – 25 de março e 01 de abril - 10 aos 11 anos


Oficina: Educação Financeira: 26 de março e 02 de abril - 12 aos 13 anos

Oficina: Segurança de Notas: 27 de março e 03 de abril - 14 aos 15 anos

Global Money Week 2024

15/03/2024

O Gabinete de Supervisão Comportamental do Banco de Cabo Verde realiza, de 18 a 24 de março de 2014, várias atividades alusivas à 12ª edição da Global Money Week (GMW). A abertura oficial será na Escola Secundária Fulgêncio Tavares, no concelho de São Domingos, com a realização de uma conversa aberta no próximo dia 18 de março, pelas 10 horas. Está ainda prevista uma atividade na Escola Secundária do Agrupamento de Chã de Tanque, concelho de Santa Catarina.

Comunicado

13/03/2024

O Conselho de Administração (CA) do Banco de Cabo Verde (BCV), reunido ordinariamente no dia 07 de março, e sob recomendação do Comité de Política Monetária (CPM) que se reuniu no dia 06 de março, decidiu pela manutenção da atual orientação da política monetária.

Modelo de Avaliação dos Princípios das Infraestruturas do Mercado Financeiro

06/03/2024

​​​No dia 23 de fevereiro de 2024, o Fundo Monetário Internacional publicou um relatório no LinkedIn destacando publicamente o progresso do Banco de Cabo Verde na superintendência e gestão de risco das Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF) (1) na região, sobretudo no contexto da avaliação de IMF à luz dos Princípios das Infraestruturas do Mercado Financeiro (PIMF) recomendados pelo Bank for International Settlements (BIS), que projetam a confiabilidade, a integridade e a estabilidade operacional nas IMF.

Comunicado

01/03/2024

​O Banco de Cabo Verde, na sequência da reclamação apresentada pela maioria dos bancos participantes do leilão promovido, a 08 de dezembro de 2023, pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), considera legítima e procedente a referida reclamação, porquanto, o INPS, instado para tal, recusou a disponibilização do regulamento dos leilões, assim como não partilhou, previamente, a fórmula de cálculo da avaliação das propostas, o que se afigura como sendo um procedimento que pode ser objetivamente qualificado como falta de transparência e que não se mostra razoavelmente compatível com licitações promovidas por qualquer entidade, sobretudo quando ela é de natureza pública.​

Museu Banco de Cabo Verde

01/03/2024

​​54 anos alunos do 12º ano do curso de Gestão de Pequenas Empresas da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, acompanhados por dois docentes, visitaram o Museu Banco de Cabo Verde no mês de fevereiro de 2024.​

​ Museu Banco de Cabo Verde acolhe visitas orientadas para Escolas Secundárias

28/02/2024

​O Museu Banco de Cabo Verde (MBCV), no âmbito do seu programa educativo, pretende estabelecer novas pontes entre os diferentes públicos, e tem promovido visitas orientadas destinadas aos vários níveis de ensino.

Estratégia de Política Macroprudencial

13/02/2024

​Enquanto autoridade macroprudencial do país, o Banco de Cabo Verde deve definir o seu quadro estratégico de atuação da política macroprudencial, na medida em que constitui um passo fundamental para o bom funcionamento da supervisão macroprudencial, tendo em vista a promoção da resiliência do setor financeiro. É neste contexto que foi elaborado e publicado o documento de Estratégia de Política Macroprudencial.​

Consulta Pública

12/02/2024

​​​​​​O Banco de Cabo Verde submete a consulta pública, 4 projetos de Avisos que alteram os Avisos n.º 4/2016, n.º 5/2016, n.º 6/2016, n.º 7/2016, n.º 8/2016, n.º 9/2016, n.º 10/2016, n.º 13/2016 e n.º 14/2016, de 2 de agosto, que regulamentam a Lei n.º 83/VIII/2015, de 16 de janeiro, alterada e republicada pela Lei n.º 12/IX/2017, 02 de agosto, que estabelece o Regime Jurídico da Atividade das Microfinanças e respetivas instituições.

Os 4 projetos de Avisos, trazem alterações pontuais, que em termos gerais, se traduzem na redefinição do âmbito subjetivo da sua aplicação, supressão de disposições que deturpam a aplicabilidade dos Avisos às Instituições de Categoria B e C, revisão da classificação dos níveis de risco e no alargamento do prazo para o reporte de informações obrigatórias, considerando o modelo de reporte aplicado.

Relatório de Microfinanças

07/02/2024

​Este relatório visa reportar em síntese as atividades realizadas durante o ano de 2022, nos termos das atribuições do Gabinete de Microfinanças. Também visa apresentar uma síntese da situação económica e financeira do setor de microfinanças e uma análise dos indicadores de performance financeira e social das instituições de microfinanças.

Comunicado

24/01/2024

​​​​Face à questão em torno do programa de leilões do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), o Banco de Cabo Verde (BCV) reitera que, em prol da estabilidade do sistema financeiro, considerando os impactos negativos de uma eventual materialização do risco de liquidez, devido aos moldes definidos dos leilões, recomendou que as instituições de crédito não participassem em futuros leilões, até que fossem equacionadas medidas prudenciais direcionadas para a limitação de grandes concentrações de exposição, que podem aumentar o risco sistémico e de contágio para todo o sistema bancário nacional, afetando, assim, a estabilidade financeira.​

Consulta Pública

19/01/2024

​O Banco de Cabo Verde (Banco e/ou BCV) coloca à consulta pública o projeto de Aviso que regulamenta o disposto no artigo 3.º da Lei n.º 30/X/2023, de 21 de junho, definindo os termos da apresentação, junto do Banco de Cabo Verde, do pedido de registo pelas entidades que pretendam exercer atividades com ativos virtuais e subsequentes alterações. 

O presente projeto de Aviso permitirá o acesso ao mercado financeiro por parte das entidades que pretendam exercer atividades com ativos virtuais no território nacional, estando o exercício da atividade sujeito a registo prévio no Banco. 

Comunicado

18/01/2024

​O Banco de Cabo Verde (Banco) tem como principais missões a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro. Atua, também, como autoridade da concorrência para o sistema financeiro. 

Para cumprir as missões que por Lei lhe foram conferidas, o Banco exerce um conjunto de funções, entre as quais, que para o caso importam, (i) a regulação e supervisão das instituições financeiras e (ii) a identificação e avaliação dos riscos que se colocam à estabilidade financeira, entre os quais o risco sistémico, e propõe e adota medidas para prevenir, mitigar ou reduzir esses riscos, com o objetivo de reforçar a resiliência do setor financeiro.

Protocolo de cooperação entre o Banco de Cabo Verde e o Conselho das Finanças Públicas

09/01/2024

​O Banco de Cabo Verde e o Conselho das Finanças Públicas assinaram um protocolo de cooperação, no dia 8 de dezembro de 2023, que estabelece os termos e as condições da troca de informações no domínio das estatísticas económicas, monetárias e financeiras produzidas pelo Banco, bem como das análises efetuadas pelo Conselho das Finanças Públicas sobre matérias da sua competência. ​

Metodologia de Identificação de Instituições Sistemicamente Relevantes

22/12/2023

O Banco de Cabo Verde, à semelhança de outras jurisdições, pretende introduzir uma reserva de conservação de fundos próprios, a fim de garantir que as instituições de crédito, mormente os bancos, acumulem, durante os períodos de crescimento económico, uma base de capitais próprios suficiente para absorver as perdas em períodos de esforço. 

Simulacro de Incêndio

11/12/2023

​​O Banco de Cabo Verde realiza um simulacro de incêndio nas suas instalações no próximo dia 12 de dezembro de 2023. Este exercício é parte integrante dos esforços contínuos da instituição para garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores e visitantes.

Feira Internacional de Cabo Verde

08/12/2023

O Banco de Cabo Verde (BCV) participou na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), de 15 a 18 de novembro de 2023, que teve, este ano, como lema “Transformando dificuldades em desafios”.

Museu Banco de Cabo Verde recebe mais de 1000 visitantes

08/12/2023

​O Museu Banco de Cabo Verde foi inaugurado no dia 27 de julho de 2023. Desde então recebeu cerca de mil e noventa e dois (1.092) visitantes, entre público interno (colaboradores e reformados do BCV), e público externo (público em geral, famílias, entidades nacionais e internacionais, instituições bancárias e museológicas, comunidade estudantil dos vários níveis de ensino, docentes e investigadores.

20.ª Assembleia Geral da ASEL e a XXVII Conferência anual da ASEL

08/11/2023

A 20.ª Assembleia Geral da ASEL e a XXVII Conferência anual da ASEL, organizadas pela Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF) de Portugal, ocorreram em Lisboa, nos dias 2 e 3 de outubro de 2023, sendo que a Assembleia Geral da ASEL teve como objetivo a eleição dos órgãos sociais e a aprovação do plano de atividades para o biénio 2023/2024.​​​

II Encontro de Gestão de Reservas dos BCPLP

08/11/2023

De 18 a 22 de setembro de 2023, foi realizado o II Encontro de Gestão de Reservas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, em Macau. 

IMF Annual Meetings

08/11/2023

​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, a Administradora Tereza Henriques e os Gestores Carlos Furtado e Alice Benchimol participaram no Encontro Anual 2023, organizado pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial, de 9 a 15 de outubro de 2023, em Marraquexe, Marrocos. 

Indicadores do Sistema Bancário

08/11/2023

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais de instituições de Crédito de Autorização Genérica (bancos comerciais).

Essas informações são indicadores agregados do sistema bancário cabo-verdiano, em base individual, apresentadas em ficheiro Excel respeitante ao balanço, à demonstração de resultados e a indicadores de estabilidade financeira.

Supervisão AMAO-CEDEAO

08/11/2023

​​O Banco de Cabo Verde (BCV) recebeu uma missão de supervisão multilateral conjunta da Agência Monetária da África do Oeste (AMAO) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de 16 a 20 de outubro de 2023, para avaliar a situação económica e financeira de Cabo Verde.

XXXIII Encontro de Lisboa

08/11/2023

​O XXXIII Encontro de Lisboa, entre os Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), teve lugar no dia 9 de outubro de 2023, no Banco de Portugal, tendo contado com a presença do Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, da Administradora Tereza Henriques e dos Gestores Carlos Furtado, Suzana Silva, Sandra Osório e Alice Benchimol. 

Boletim de Estabilidade Financeira

02/11/2023

​​​O Boletim de Estabilidade Financeira é uma publicação semestral do BCV elaborada pelo Gabinete de Supervisão Macroprudencial e de Resolução (GMR), responsável pela supervisão macroprudencial, com o intuito de identificar e analisar os riscos para a estabilidade do sistema financeiro. Incorpora um conjunto de indicadores económicos e financeiros relevantes, que espelham as evoluções registadas no setor não financeiro (famílias e empresas), com potencial impacto na estabilidade financeira, bem como as registadas no setor financeiro, designadamente no setor Bancário, Segurador e no Mercado de Valores Mobiliários.​

Comunicado Comité de Política Monetária

02/11/2023

​​​​​​​O Conselho de Administração (CA), reunido ordinariamente ​e sob recomendação do Comité de Política Monetária (CPM), decidiu aumentar as principais taxas de juro do Banco de Cabo Verde, designadamente a taxa diretora para 1,25%, as taxas das facilidades permanentes de cedência de liquidez e de absorção de liquidez para 1,50% e 0,70​%, respetivamente, com efeitos a partir de 01 novembro de 2023. ​

Relatório de Política Monetária

31/10/2023

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, apresentou no dia 31 de outubro de 2023, em conferência de imprensa, o Relatório de Política Monetária. 

Para 2023 o BCV antecipa um crescimento de 4,5 por cento do PIB. As atuais projeções, face às divulgadas em abril de 2023, refletem uma revisão em alta do crescimento do PIB, em 0,4 pontos percentuais. 

No entanto, em 2024 e 2025, o crescimento do PIB em volume deverá recuperar gradualmente, cifrando-se nos 4,7% e 5,4% respetivamente, em resultado da melhoria dos rendimentos reais das famílias sustentado pela descida da inflação e pelo aumento da procura externa turística em linha com a melhoria das perspetivas económicas dos principais parceiros. ​


Relatório do Sistema de Pagamentos 2022

30/10/2023

​Em 2022, os cabo-verdianos voltaram a poder ter um ano ativo a nível económico, social e cultural e recuperaram a sua total mobilidade física, que estava condicionada desde 2020 por imposição das restrições da pandemia. A dinâmica da sociedade cabo-verdiana pode ser constatada pelos processamentos de operações no SICIL (Sistema Integrado de Compensação Interbancária e Liquidação), com essas operações de retalho a registarem um aumento de 21,2%, em quantidade. Foram processadas mais 6.561.895 operações, quando comparado com o ano anterior. 


Educação Financeira: Aprenda a gerir o seu dinheiro e realize os seus sonhos

25/10/2023

​​​Poupança e Gestão do orçamento familiar são os temas de dois vídeos educativos, produzidos pelo Banco de Cabo Verde, com o objetivo de reforçar a educação financeira da população cabo-verdiana. ​​​


Semana da Poupança

24/10/2023

​​O Banco de Cabo Verde, em parceria com várias instituições (1), organiza a Semana da Poupança, de 25 de outubro a 4 de novembro de 2023. A abertura oficial acontece na Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, no dia 25 de outubro, pelas 10:00H. 

No período da tarde, do mesmo dia, será momento para uma conversa aberta com os alunos da escola secundária do Tarrafal de Santiago sobre “Dinheiro sem educação financeira é dinheiro que desaparece”.

Na cidade da Praia, as atividades da Semana da Poupança terão lugar na Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde, no dia 27 de outubro de 2023, às 09:30H e na cidade do Mindelo, na Aldeia Infantil SOS, às 09:30H.


Testes de Stress como Ferramenta de Supervisão

06/10/2023

​No dia 28 de agosto de 2023, o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, fez o discurso de abertura de um workshop regional sobre a Aplicação de Testes de Stress como Ferramenta de Supervisão, que decorreu na cidade da Praia.

Semana Global do Investidor

02/10/2023

​​​A Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), enquanto membro da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), participa nas comemorações da Semana Global do Investidor, que decorrem de 2 a 6 de outubro de 2023, e têm como principais temas a resiliência do investidor, os cripto ativos e as finanças sustentáveis.​

Sistema de Previsão e Análise de Políticas

08/09/2023

De 7 a 11 de agosto de 2023, a cidade da Praia acolheu um workshop sobre o Sistema de Previsão e Análise de Políticas (FPAS - Forecasting and Policy Analysis System), organizado pelo Centro Regional de Assistência Técnica do FMI para a África Ocidental (AFRITAC West 2).

Indicadores do Sistema Bancário

04/09/2023

​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais de instituições de Crédito de Autorização Genérica (bancos comerciais ). 

Relatório de Estabilidade Financeira

21/08/2023

​​​​O Relatório de Estabilidade Financeira é uma publicação anual do Banco de Cabo Verde, diretamente vinculado à sua função de monitorar o sistema financeiro e ao objetivo de contribuir para a sua estabilidade e eficiência. O relatório caracteriza a evolução do cenário económico e financeiro, interno e externo, identifica as vulnerabilidades e avalia os riscos e ameaças para a Estabilidade do Sistema Financeiro. ​​

Forum Infra for Africa

04/08/2023

​​O “Forum Infra for Africa” decorreu entre os dias 03 e 04 de julho de 2023, em Lomé – Togo, com a presença dos acionistas da plataforma de Investimento Africa50, ministros das finanças de vários países africanos, representantes de bancos centrais do continente, e do setor privado. O Fórum centrou-se na mobilização de fluxos de capital inovadores e combinados para projetos de infraestruturas em África.

Museu Banco de Cabo Verde

02/08/2023

​​No Museu poderá conhecer a história do dinheiro, desde os primórdios das trocas comerciais até aos dias de hoje. 

Também poderá acompanhar a criação e evolução do Banco Nacional Ultramarino e do Banco de Cabo Verde. 

Relatório do Estado da Economia

01/08/2023

​O enquadramento externo da economia nacional evoluiu menos favoravelmente em 2022, marcado pelo abrandamento da atividade económica mundial e dos principais parceiros económicos do país em decorrência das elevadas taxas de inflação e políticas monetárias mais restritivas. 

Inauguração Museu Banco de Cabo Verde

24/07/2023

O ato de inauguração do Museu Banco de Cabo Verde é presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, acompanhado do Governador Óscar Santos, no dia 27 de julho de 2023, pelas 16h00, no edifício social do Banco Central, na Achada de Santo António.

Relatório sobre a Situação do Mercado de Valores Mobiliários e Atuação da AGMVM 2022

21/07/2023

​O mercado de valores mobiliários reforçou, em 2022, a sua contribuição para o financiamento da economia nacional, mormente através de emissão de dívida.

O valor emitido das obrigações empresariais foi em mais de dez vezes superior ao de 2021. As emissões foram impulsionadas, por um lado, pelo recurso ao mercado pelas sociedades não financeiras públicas, dos ramos das telecomunicações e de atividades postais e correios, e de um agrupamento de empresas da construção civil, cujo financiamento está associado à execução de um programa de investimento público. 


Relatório do Conselho de Administração 2022

18/07/2023

O Banco de Cabo Verde desenvolveu as suas atividades, em 2022, com foco no cumprimento da sua missão institucional que é a de “Assegurar a Manutenção da Estabilidade de Preços e Promover a Solidez e a Eficiência do Sistema Financeiro Nacional”, tendo sempre presente as estratégias e as prioridades definidas no seu Plano Estratégico para o horizonte 2021-2024.


A economia mundial e o impacto na economia de Cabo Verde

07/07/2023

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, apresentou o tema “A economia mundial e o impacto na economia de Cabo Verde”, no dia 7 de junho de 2023, no quadro do ciclo de conferências mensais designado “Finanças em dia”, organizado pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial.

Desafios de Políticas para o Setor Financeiro

07/07/2023

​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, e a Técnica do Departamento de Supervisão Microprudencial, Lina Lima, participaram no 22nd Annual International Conference on Policy Challenges for the Financial Sector (22ª Conferência Internacional Anual sobre Desafios de Políticas para o Setor Financeiro), que decorreu de 31 de maio a 2 de junho de 2023 na cidade de Washington, D.C., nos Estados Unidos da América. 

XI Encontro de Governadores dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

07/07/2023

​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, participou no XI Encontro de Governadores dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu no dia 26 de maio de 2023, em formato virtual. 

Conferência Internacional de Parceiros

06/07/2023

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, participou na Conferência Internacional de Parceiros, que decorreu nos dias 27 e 28 de abril de 2023 na ilha da Boa Vista. O dirigente esteve acompanhado pelas Coordenadoras do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas (DEE) Rilde Fernandes, da Área de Estatísticas do Setor Externo, e Sara Santos, da Área de Estudos Económicos. 

Relatório de Supervisão Comportamental 2022

26/06/2023

​​​​​​​​​​No âmbito das 287 reclamações recebidas no Banco de Cabo Verde, no ano de 2022, foi devolvido pelas instituições financeiras aos seus clientes um total de 11.273.277 escudos. ​

Indicadores do Sistema Bancário

21/06/2023

​​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais de instituições de Crédito de Autorização Genérica (bancos comerciais).

Boas Práticas em Contratação Pública

08/06/2023

​​O Banco de Cabo Verde (BCV) foi distinguido com o prémio de boas práticas em matéria de contratação pública, no dia 8 de maio de 2023, no âmbito das celebrações dos 15 anos da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP).

Parceria com a Universidade Jean Piaget

08/06/2023

​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, assinou um acordo de parceria com a Universidade Jean Piaget no dia 8 de maio de 2023. O mesmo tem por objeto estabelecer os moldes da parceria entre a Universidade Jean Piaget e o Banco de Cabo Verde (BCV) com vista à promoção da formação e investigação académica e científica em matérias relacionadas com o sistema financeiro e o reforço das capacidades no domínio da ciência económica.

Boletim de Estabilidade Financeira

09/05/2023

​​​​O Boletim de Estabilidade Financeira é uma publicação semestral do BCV, através do Gabinete de Supervisão Macroprudencial e de Resolução (GMR), enquanto responsável pela supervisão ao nível macro prudencial, para a identificação e análise dos riscos do sistema financeiro, na perspetiva da preservação da estabilidade financeira, tendo por base um conjunto de indicadores, considerando o Setor não Financeiro (Empresas e Particulares), Bancário, Segurador e o Mercado de Valores Mobiliários.​​

Relatório de Política Monetária

08/05/2023

​​​​​​Conferência de Imprensa – Relatório de Política Monetária

Mário Conceição de Pina Gomes Anjos, falecimento

05/05/2023

​É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu, no dia 02 de maio do corrente ano, na Cidade da Praia, o reformado do Banco de Cabo Verde, Mário Conceição de Pina Gomes Anjos.  

Missão Anual de Supervisão da AMAO

05/05/2023

​A Governadora p.s., Antónia Lopes, acompanhada do Administrador António Semedo e do Diretor do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas Carlos Furtado, recebeu a missão anual de supervisão da AMAO (Agência Monetária da África do Oeste) e da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), no dia 11 de abril de 2023, para a avaliação anual visando o levantamento de dados para a supervisão multilateral aos países da CEDEAO.

Plano de Assistência Técnica FMI

05/05/2023

​​​O Banco de Cabo Verde recebeu, de 19 a 21 de abril de 2023, uma missão do Departamento de Mercados Monetários e de Capitais do Fundo Monetário Internacional com o objetivo de discutir um plano de trabalho de assistência técnica para o período 2023 - 2025.​

Reuniões de Primavera do FMI e BM

05/05/2023

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, acompanhado da Administradora Tereza Henriques, participou nas Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), em Washington, Estados Unidos, de 10 a 16 de abril de 2023.

Cartões de Pagamento Contactless

18/04/2023

​​​​​​​​​​​​No dia 18 de outubro de 2022 foi publicado, no Boletim Oficial, o Aviso n.º 5/2022, do Banco de Cabo Verde, que estabelece as condições de emissão, aceitação e utilização de cartões de pagamento.


O referido Aviso estipula que o emitente deve parametrizar os cartões com tecnologia de leitura por aproximação (contactless) que emita, de modo que, na realização de transações pelo respetivo utilizador, sem inserção do código secreto (PIN) do cartão, o valor de cada transação não exceda os 2.000 (dois mil) escudos cabo-verdianos e o valor das transações sucessivas não exceda os 6.000 (seis mil) escudos cabo-verdianos.

Fundo de Garantia de Depósitos

20/03/2023

​​​​​​O Fundo de Garantia de Depósitos tem por finalidade proteger os depositantes no âmbito do sistema bancário, até os limites estabelecidos na lei, contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro e para a mitigação dos efeitos de uma eventual crise bancária.​​

Global Money Week 2023

20/03/2023

Planeie seu dinheiro, plante seu futuro” é o tema oficial da Global Money Week 2023 (GMW), que este ano decorre de 20 a 31 de março, focado na sustentabilidade e na conscientização sobre as implicações do comportamento financeiro individual não apenas no futuro financeiro, mas também no meio ambiente e na sociedade. A abertura oficial decorreu no Centro Socioeducativo Orlando Pantera, no dia 20 de março, pelas 10 horas. ​


Sistema de Alerta Antecipado e Ação Corretiva Imediata na Supervisão Bancária

07/02/2023

​O workshop regional sobre o “Papel do Sistema de Alerta Antecipado (Early Warning System - EWS) e Ação Corretiva Imediata (Prompt Corrective Action - PCA) na Supervisão Bancária”, organizado pelo Centro Regional Africano de Assistência Técnica na África Ocidental, AFRITAC West2/ Fundo Monetário Internacional, teve lugar de 23 a 27 de janeiro de 2023, no Hotel Pestana Trópico, na cidade da Praia.

Comunicado "Emprista Dinhero"

19/01/2023

​​O Banco de Cabo Verde tomou conhecimento que uma alegada empresa denominada “EMPRISTA DINHERO" – supostamente pertencente ao Grupo PRÓ-SUCESSO – Formação Profissional, Lda.  – vem propondo ao público a prestação de serviços de crédito, de câmbio e de envio de fundos sem ter solicitado e obtido a autorização prévia do Banco de Cabo Verde – procedimento a que está legalmente obrigado em virtude de tais serviços constituírem atividades financeiras.​

Abaixo consultar o Comunicado na íntegra.

Relatório do Sistema de Pagamentos 2021

17/01/2023

Em 2021, o cartão de pagamento, que continuou a ser o instrumento de preferência dos cabo-verdianos, foi utilizado em 87,6% do total das operações de pagamento realizadas no país, em sinal de retoma da tendência de crescimento, interrompida em 2020, com o impacto generalizado da pandemia de Covid-19 na utilização de instrumentos de pagamento. Neste ano, também se faz boa nota do crescimento de 5,9% na emissão de cartões, face ao ano de 2020. Foram emitidos 133.539 cartões, dos quais 96.944 (72,6%) correspondem à novas emissões e 36.595 (27,4%) às renovações. 


V Encontro de Auditoria, Gestão do Risco e Compliance dos BCPLP

11/01/2023

No âmbito do programa de cooperação entre os Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), realizou-se de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2022, o V Encontro de Auditoria, Gestão do Risco e Compliance dos BCPLP, organizado pelo Banco de Cabo Verde.

60º aniversário da UMOA e posse do governador do BCEAO

09/12/2022

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, e o Administrador Elias Pereira participaram nas comemorações do 60º aniversário da União Monetária do Oeste Africano (UMOA) e na cerimónia de tomada de posse do Governador do Banco Central dos Estados da África do Oeste (BCEAO), que decorreram de 24 a 25 de novembro de 2022, em Dakar, Senegal.


CUA – ABCA – BCE

09/12/2022

​No passado dia 26 de outubro de 2022, a Administradora do Banco de Cabo Verde, Antónia Lopes, e o Assessor da Unidade de Consultoria e Assessoria, Carlos Rocha, participaram na reunião conjunta entre a Comissão da União Africana (CUA), a Associação de Bancos Centrais Africanos (ABCA) e o Banco Central Europeu (BCE).

Web Summit 2022

09/12/2022

​​No Web Summit 2022, que decorreu de 1 a 4 de novembro 2022, em Lisboa, Portugal, participaram o Governador do BCV, Óscar Santos, e o Administrador de Sistemas e Base de Dados, Augusto Barbosa. 

Banco de Cabo Verde sanciona Ecobank

02/12/2022

Publicação da decisão de contra-ordenação

(Artigo 238.º, n.º1, alínea i) da Lei n.º 62/VIII/2014, de 24 de Abril)



ARGUIDO: Ecobank Cabo Verde, S.A.

1. Factos ocorridos em julho de 2018: incumprimento de Determinação Específica emitida pelo Banco de Cabo Verde ao Ecobank Cabo Verde, S.A.;  

2. Normas Violadas: alínea e) do artigo 232.º, punida nos termos previstos na alínea a) do artigo 231.ᵒ da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril – Lei das Actividades e das Instituições Financeiras (LAIF), com coima entre 200.000$00 (duzentos mil escudos) e 50.000.000$00 (cinquenta milhões de escudos).

3. Estado do Processo: A presente decisão tornou-se definitiva, após o trânsito em julgado da sentença do Tribunal Fiscal Aduaneiro de Sotavento, datada de 23 de junho de 2021.


IX Encontro de Sistema de Pagamentos dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e workshop “Desafios da transformação digital no Setor de Pagamentos”

14/11/2022

​​​​​O Banco de Cabo Verde organiza o IX Encontro de Sistema de Pagamentos dos Bancos Centrais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (BCLP), de 14 a 16 de novembro de 2022, na sala de conferências do Hotel Praia Mar, tendo como tema principal “A inovação digital como estratégia de transformação do Sistema de Pagamentos”. 

A anteceder a sessão restrita do encontro, terá lugar o workshop “Desafios da transformação digital no Setor de Pagamentos”, no dia 14 de novembro de 2022, das 08H30 às 12H15, no Auditório do BCV, na Achada de Santo António. 

19ª Assembleia Geral e XXVI Conferência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos

11/11/2022

​A 19ª Assembleia Geral e a XXVI Conferência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL), organizadas este ano pelo Banco de Cabo Verde, tiveram lugar nos dias 18 e 19 de outubro de 2022, em formato virtual.

Banco de Portugal e Banco de Cabo Verde assinam Protocolo de Cooperação

11/11/2022

À margem do XXXII Encontro de Lisboa, o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, assinaram um protocolo de cooperação e assistência entre os dois bancos centrais, abarcando os domínios relativos ao numerário e ao combate à contrafação. 

XXXII Encontro de Lisboa dos BCPLP

11/11/2022

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, participou no XXXII Encontro de Lisboa entre os Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), que aconteceu, no dia 10 de outubro de 2022, na nave do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal. 

Comunicado de Política Monetária

10/11/2022

O Conselho de Administração (CA) do Banco de Cabo Verde (BCV), reunido ordinariamente no dia 27 de outubro, e sob recomendação do Comité de Política Monetária (CPM), decidiu pela manutenção da atual orientação da política monetária, revisitando, contudo, o programa de Financiamento de Longo Prazo (OMF).

Relatório de Política Monetária

28/10/2022

O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, apresentou o Relatório de Política Monetária de outubro, nomeadamente, as projeções para o crescimento da economia para 2022 e 2023, a evolução das reservas externas e da inflação, assim como a orientação da política monetária para os próximos meses, em Conferência de Imprensa, no dia 28 de outubro de 2022. ​​​​​


Semana da Poupança

26/10/2022

​O Banco de Cabo Verde, em parceria com vários parceiros , organiza a Semana da Poupança, de 25 a 31 de outubro de 2022, com a abertura simbólica na ilha do Fogo, no dia 24 de outubro de 2022, às 10H00, na Escola Secundária Pedro Pires em Ponta Verde. O tema escolhido é “Poupança é segurança: a importância da poupança em tempos de crise”. As escolas nos Mosteiros, Santa Catarina e Chã das Caldeiras serão também contempladas com as palestras. 

Cooperação com o Banco das Maurícias

05/10/2022

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, assinou um memorando de entendimento entre o Banco de Cabo Verde e o Banco das Maurícias, no dia 10 de setembro de 2022, no âmbito da necessidade de estreitamento da cooperação, com o objetivo de reforçar a segurança e a estabilidade dos respetivos sistemas financeiros nacionais, ao abrigo do disposto no artigo 60º da Lei de Bases do Sistema Financeiro (LBSF), aprovada pela Lei nº 61/VIII/2014, de 23 de abril.

Reunião da AMAO

05/10/2022

​O Governador, Óscar Santos, e o Assessor do Conselho de Administração, Carlos Rocha, participaram na Assembleia Estatutária de meio de ano da Agência Monetária da África Ocidental (AMAO), que decorreu de 15 a 17 de agosto de 2022, em formato virtual. 

Simpósio e Reunião do Conselho de Governadores da ABCA

05/10/2022

​​O Banco de Cabo Verde participou, nos dias 4 e 5 de agosto de 2022, na cidade de Banjul, Gâmbia, na 44.ª reunião anual ordinária do Conselho dos Governadores da Associação dos Bancos Centrais Africanos (ABCA) e num simpósio sobre Inovação Digital e o futuro do Setor Financeiro, representado pela Administradora, Antónia Lopes, e pela Assessora do Conselho de Administração, Isabel Freire. 

XII Encontro de Estatísticas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

14/09/2022

O Banco de Cabo Verde organiza o XII Encontro de Estatísticas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, na ilha do Sal, Hotel Melia Dunas Resort, Santa Maria, de 15 a 17 de setembro de 2022, com o objetivo de promover, estimular e dinamizar a troca de experiências no domínio das estatísticas entre os Bancos Centrais.​

Relatório de Estabilidade Financeira 2021

24/08/2022

​​​​​​O Relatório de Estabilidade Financeira 2021 realça as principais vulnerabilidades e riscos que poderão, eventualmente, provocar instabilidade no sistema financeiro.

Num contexto macroeconómico e financeiro desafiante, marcado pela ocorrência de choques externos adversos de consequências imprevisíveis, o sistema financeiro cabo-verdiano manteve-se sólido e resiliente, não obstante as incertezas acumuladas contribuírem potencialmente para o aumento da probabilidade de abrandamento da atividade económica e de aumento da inflação, que poderão impactar a estabilidade financeira.

O sector bancário, o mais representativo do conjunto do sistema continuou, em 2021, a assegurar a fluidez da intermediação financeira, suportada pelos níveis de capitalização adequados, garantidos pelo reforço contínuo das posições de capital e saneamento da carteira de crédito, reflexo, em grande parte, do impacto das medidas prudenciais adotadas na sequência da crise financeira de 2008. 


Relatório do Estado da Economia 2021

17/08/2022

O desempenho da economia nacional em 2021 foi manifestamente favorável, beneficiando-se da recuperação económica, invertendo a histórica recessão observada no ano transato, em virtude dos efeitos da crise pandémica. Este desempenho foi impulsionado pela reabertura das atividades económicas, na decorrência do avanço da taxa de vacinação no país e o consequente alívio das restrições e das medidas de contenção relacionadas com a Covid-19. As medidas excecionais de política monetária e orçamental, visando mitigar os efeitos da crise pandémica sobre o rendimento e a liquidez das famílias mais vulneráveis e das empresas, concorreram igualmente para esta evolução. 


Indicadores do Sistema Bancário

02/08/2022

​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais de instituições de Crédito de Autorização Genérica (bancos comerciais).

Relatório do Conselho de Administração 2021

01/08/2022

Em 2021, à semelhança do ano de 2020, a envolvente externa foi fortemente afetada pela pandemia da Covid-19, determinando, de certo modo, a atuação do Banco de Cabo Verde (doravante, Banco ou BCV) enquanto responsável pela manutenção da estabilidade de preços e do sistema financeiro nacional. Efetivamente, a atuação do Banco contribuiu, proactivamente, na mitigação dos efeitos da crise pandémica sobre a economia, tendo sempre presente a sua particular atribuição de garantir a resiliência do sistema financeiro e proteger a liquidez e o fluxo de crédito às famílias e às empresas cabo-verdianas. 


Indicadores do Sistema Bancário

11/07/2022

Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais de instituições de Crédito de Autorização Genérica (bancos comerciais).

Assembleia Anual do Bank for International Settlements

08/07/2022

​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos e a Administradora Antónia Lopes participaram na 92ª Assembleia Anual do Bank for International Settlements (BIS) que teve lugar na Basileia, Suíça, nos dias 25 e 26 de junho de 2022. 

Dos Cenários Alternativos da Economia Mundial ao Futuro de Cabo Verde no Contexto Internacional

08/07/2022

​​A conferência internacional intitulada “Dos Cenários Alternativos da Economia Mundial ao Futuro de Cabo Verde no Contexto Internacional” foi presidida pelo Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, no dia 10 de junho de 2022, no Auditório do BCV.

Nomeação da Comissão Liquidatária Banco BIC Cabo Verde, S.A.

08/07/2022

​​​O Banco de Cabo Verde torna público, ao abrigo do nº 3 do artigo 118º da Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, que o seu Conselho de Administração, na sessão ordinária de 27 de maio de 2022, deliberou:

Relatório e Contas 2021

08/06/2022

​​O Relatório e Contas do Banco de Cabo Verde, tem por objetivo analisar os aspetos mais importantes da evolução do balanço e das contas de resultados da instituição durante o ano, e retratar de forma detalhada a descrição de todos os factos que se mostraram relevantes na interpretação das demonstrações financeiras.

Corentino Santos, primeiro Governador do Banco de Cabo Verde, falecimento

30/05/2022

​​É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu, ontem, dia 29 de maio de 2022, nos Estados Unidos, o Dr. Corentino Santos, 1º Governador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 1975 a 1984.

Corentino Virgílio Santos, nasceu em São Vicente, a 12 de dezembro de 1946. Licenciou-se em Finanças em Portugal, tendo sido o primeiro Governador do Banco de Cabo Verde (1975-1984). Foi com ele que o BCV deu os primeiros passos para se afirmar como uma das instituições mais sólidas e credíveis de Cabo Verde independente. 

Embaixada de França

09/05/2022

​​​O Governador do Banco de Cabo Verde, acompanhado do Administrador António Semedo, recebeu no dia 12 de abril de 2022, uma delegação da Embaixada de França no âmbito da missão de serviço económico da Embaixada de França no Senegal, com competência para Cabo Verde.​

Embaixada dos Estados Unidos da América

09/05/2022

​​Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América esteve reunida com o Governador Óscar Santos, no dia 6 de abril de 2022, tendo efetuado uma visita às instalações do Banco de Cabo Verde, no âmbito da construção das novas instalações da referida Embaixada na cidade da Praia.​​​

Encontros de Primavera do FMI

09/05/2022

​​​​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, acompanhado da Coordenadora para a Área de Estatísticas Monetárias, Financeiras e Cambiais do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas, Alice Benchimol, participou nas reuniões da Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos da América, de 18 a 24 de abril de 2022. 

Governador em Portugal

09/05/2022

O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, esteve em Portugal onde realizou diversos encontros. Foi realizada uma visita ao Departamento de Estatística do Banco de Portugal, onde se analisou como é efetuado o controle de qualidade das estatísticas produzidas; como são produzidas as estatísticas monetárias em fluxos e como são elaborados a Síntese Monetária e o Balanço Consolidado dos bancos, integrando os reportes de crédito fornecidos pela Central de Risco de Crédito. 

Relatório de Política Monetária

06/05/2022

​​O Governador do Banco de Cabo Verde, Óscar Santos, apresentou o Relatório de Política Monetária de abril, nomeadamente, as projeções para o crescimento da economia para 2021 e 2022, a evolução das reservas externas e da inflação, assim como a orientação da política monetária para os próximos meses, em Conferência de Imprensa, no dia 6 de maio de 2022.


Comunicado: Atualização das medidas de atenuação dos impactos da pandemia da Covid-19 no sistema financeiro

05/04/2022

Durante os últimos dois anos, o mundo enfrentou diversos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, impelindo as autoridades a reagir de forma oportuna com um pacote de medidas económicas, financeiras, sociais e de saúde pública, com vista a atenuar os efeitos associados à crise pandémica.    


Mudanças e redireccionamentos de comportamentos sociais, restrições de viagens e prudência a nível das escolhas por parte dos consumidores, são exemplos de impactos que afetaram tanto os particulares como as empresas, especialmente aquelas relacionadas com os setores de Transportes e Armazenagem, do Alojamento e Restauração, da Imobiliária e outras atividades conexas à atividade turística. Em Cabo Verde, todas as ilhas foram afetadas, sobretudo as que dependem, em larga medida, do turismo, designadamente as do Sal e da Boavista, cuja contribuição para a economia nacional reduziu significativamente. 

Serviços Públicos do Banco de Cabo Verde

22/03/2022

​​​​​​​​No mês em que se assinala o Dia dos Direitos do Consumidor, o Banco de Cabo Verde apresenta os seus serviços de atendimento ao público. 

São nomeadamente Receção, Tesouraria, Gabinete de Supervisão Comportamental, Fundo de Garantia Automóvel, Central de Registos de Crédito, Central de Incidentes de Cheques e Biblioteca. 

Estes serviços estão relacionados com as funções do Banco de Cabo Verde enquanto responsável pela regulação, supervisão e estabilidade do sistema financeiro em Cabo Verde. 



Indicadores do Sistema Bancário

17/03/2022

Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais agregados do sistema bancário cabo-verdiano, apresentados em ficheiro Excel respeitante ao balanço, à demonstração de resultados e a indicadores de estabilidade financeira.


Conferência “Serviços financeiros digitais justos e seguros”

11/03/2022

​​​O Banco de Cabo Verde, em parceria com a Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME) e a Associação para Defesa do Consumidor (ADECO), organizam uma conferência sobre o tema “Serviços financeiros digitais justos e seguros”, no dia 15 de março de 2022, no Auditório do Banco de Cabo Verde, Achada Santo António, às 9:00 H. 


Revogação da Autorização do Banco BIC Cabo Verde, S.A.

02/02/2022

​​​O Banco de Cabo Verde vem tornar público que, por força do número 2 do artigo 2º do Decreto-Lei nº 82/2020, de 18 de novembro, com efeitos desde 1 de janeiro de 2022, é revogada a autorização do Banco BIC Cabo Verde, S.A. concedida pelo Ministério das Finanças e Planeamento, através Portaria nº 37/2013, de 24 de julho, para o exercício da atividade de instituição de crédito de autorização restrita.​​

Dissolução Voluntária e Liquidação do Banco Montepio Geral Cabo Verde

17/12/2021

​​​​O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo dos números 5 e 6 do artigo 107º da Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, que regula as Atividades das Instituições Financeiras, tornar público que procedeu ao registo da deliberação da acionista única do Banco Montepio Geral Cabo Verde, Sociedade Unipessoal, S.A. – BMGCV, Instituição de Crédito de Autorização Restrita que, em sede de Assembleia Geral Ordinária, realizada a 30 de novembro de 2021, decidiu pela sua dissolução voluntária e liquidação.

Medidas de Estímulo Monetário para Mitigação do Impacto da Covid-19 na Economia – Alargamento dos Colaterais Elegíveis para as Operações Monetárias de Financiamento (OMF)

26/11/2021

​​​​A 26 de março de 2020, o Banco de Cabo Verde (BCV ou Banco), no âmbito do “Pacote excecional de medidas de estímulo monetário e de flexibilização prudencial para mitigação do impacto do coronavírus - Covid 19 na economia  nacional” anunciou, entre outras medidas, “A disponibilização aos bancos de uma linha de financiamento, por via da Operação Monetária de Financiamento de Longo Prazo, com condições especiais de financiamento, à taxa de juro de 0,75%, podendo o valor ir até 45 milhões de contos, em função da dívida pública detida por cada banco, com maturidade igual ou superior ao prazo do crédito concedido” .

Indicadores do Sistema Bancário

24/11/2021

​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais agregados do sistema bancário cabo-verdiano, apresentados em ficheiro Excel respeitante ao balanço, à demonstração de resultados e a indicadores de estabilidade financeira.

Consulta Pública

16/11/2021

​​​O Banco de Cabo Verde submete à Consulta Pública o Projeto de Aviso sobre as condições que devem ser observadas na emissão, aceitação e utilização de cartões de pagamento.​

Relatório de Política Monetária

29/10/2021

​Os desenvolvimentos macrofinanceiros do país e dos seus parceiros continuaram, nos últimos seis meses, a ser marcados pela crise sanitária global. ​

Fundo de Garantia de Depósitos

25/10/2021

​​​​​Fundo de Garantia de Depósitos tem por finalidade proteger os depositantes no âmbito do sistema bancário, até os limites estabelecidos na lei, contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro e para a mitigação dos efeitos de uma eventual crise bancária.​​

Semana da Poupança

21/10/2021

​​O Banco de Cabo Verde, em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), a Associação de Jovens Economistas (AJECON), a Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO), a Associação para a Promoção da Educação Financeira (PROFIN), a Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), a Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV, a Fin Academy, a ONG OEJ.Juventude –  Orientação e Empoderamento de Jovens organizam a Semana da Poupança, de 25 a 31 de outubro de 2021, com a abertura oficial na ilha de São Vicente, no dia 25 de outubro, às 10H, na ENG – Uni-CV, Mindelo com uma palestra intitulada “Importância da Poupança” e na cidade da Praia com uma palestra sobre o tema “Educação Financeira no Contexto Laboral”, no dia 29 de outubro de 2021, às 9H, no Auditório do BCV.

II Fórum de MicroFinanças

28/09/2021

​​O Banco de Cabo Verde (BCV), em parceria com a Associação Profissional das Instituições de Microfinanças de Cabo Verde (APIMF-CV) e o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento das Finanças Inclusivas (PADFI), financiado pela cooperação Luxemburguesa, realiza o II Fórum de Microfinanças, no dia 30 de setembro, no auditório do BCV, tendo como tema central “A Transformação das Instituições de Microfinanças e os Desafios da Economia Digital no contexto da pandemia Covid-19”. 

Este fórum visa dinamizar um espaço de diálogo e socialização de assuntos atuais, com vista à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da atividade de microcrédito e afins, designadamente debater os desafios da transformação e a digitalização dos serviços financeiros como importante ferramenta de inclusão financeira em tempos de pandemia. 

Inauguração da Sala de Leitura Banco de Cabo Verde

28/09/2021

​​​​O Banco de Cabo Verde comemora o 46º Aniversário da sua criação, no próximo dia 29 de setembro e, de entre várias atividades alusivas a tão importante data, inaugura a Sala de Leitura.

Consulta Pública

15/09/2021

​​​​​O Banco de Cabo Verde (BCV) coloca à consulta pública o projeto de proposta de Decreto-Lei que visa estabelecer o regime jurídico e definir os requisitos de acesso e de exercício da atividade de intermediário de crédito e da prestação de serviços de consultoria. Propõe-se, também, um projeto de Portaria que visa estabelecer os requisitos mínimos de conhecimentos e competências a que se referem os números 2 e 4 do artigo 13.º do projeto de Decreto-Lei, os quais devem ser cumpridos, nomeadamente, pelas pessoas singulares que pretendam exercer a atividade de intermediário de crédito. ​​​


Relatório de Estabilidade Financeira 2020

15/09/2021

​​​​​​​​​​O Relatório de Estabilidade Financeira 2020 é uma publicação anual do Banco de Cabo Verde que apresenta o panorama da evolução recente e as perspetivas para a estabilidade financeira no país, com particular enfase nas vulnerabilidades e riscos do sistema financeiro nacional. 
A avaliação da resiliência do sector bancário, mais representativo no conjunto do sistema, é suportada pela realização de stress test, assentes em pressupostos que consideram choques de amplitude maior comparativamente aos utilizados nos anos anteriores, justificados pelo contexto atípico marcado pela ocorrência de uma crise sanitária global sem precedentes e de repercussões imprevisíveis
As principais lições apreendidas fundamentam um conjunto de recomendações sobre as políticas e as medidas de preservação da estabilidade financeira


Osvaldo Évora Lima, ex-Administrador do BCV, falecimento

18/08/2021

​É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu, ontem, dia 17 de agosto de 2021, em São Vicente, o Dr. Osvaldo Évora Lima, Administrador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 2008-2018.

Indicadores do Sistema Bancário

17/08/2021

​​​​​​​​​​Publicação trimestral da compilação dos principais indicadores financeiros e prudenciais agregados do sistema bancário cabo-verdiano, apresentados em ficheiro Excel respeitante ao balanço, à demonstração de resultados e a indicadores de estabilidade financeira.


Relatório do Sistema de Pagamentos Cabo-verdiano – 2020

13/08/2021

​​​​​​O Relatório do Sistema de Pagamentos Cabo-verdiano – 2020 propõe passar em revista este que foi um ano atípico, vivido num contexto particularmente adverso, para transmitir uma visão analítica e detalhada da evolução temporal da informação estatística agregada, relativa à utilização dos instrumentos de pagamentos, bem como descrever os factos mais relevantes sobre as transações ocorridas nos sistemas de compensação e de liquidação, que assumiram, mais do que nunca, o seu papel fulcral na estabilidade da economia, ao assegurarem as transações entre os agentes económicos e ao permitirem uma adequada implementação das medidas de política monetária, em tempos de pandemia.​​

Consulta Pública do Projeto de Aviso sobre as regras para abertura de contas de pagamento

10/08/2021

​​​​O Banco de Cabo Verde submete à Consulta Pública o Projeto de Aviso sobre as regras para abertura de contas de pagamento. 

A Consulta Pública decorrerá entre os dias 10 de agosto e 24 de setembro de 2021. Os contributos devem ser remetidos, preferencialmente, para o endereço de correio eletrónico: SistemasdepagamentosBCV@bcv.cv . ​


Relatório do Conselho de Administração 2020

09/08/2021

​​​O Banco de Cabo Verde (BCV), no exercício das suas competências de autoridade monetária e de regulador e supervisor do sistema financeiro cabo-verdiano, publica anualmente o seu Relatório do Conselho de Administração (RCA).  ​​​

Central de Incidentes de Cheques

04/08/2021

A Central de Incidentes de Cheques (CIC) é um sistema de informação gerido pelo Banco de Cabo Verde, que tem como objetivo a gestão e a centralização de todas as comunicações recebidas das instituições de crédito ou de sentenças/despachos judiciais emitidos pelo Tribunal, em relação aos utilizadores de cheques que fizeram mau uso daquele instrumento de pagamento. 

Relatório do Estado da Economia 2020

02/08/2021

​A economia cabo-verdiana, à semelhança de outras economias arquipelágicas dependentes do turismo, foi severamente afetada pela crise da pandemia da covid-19. 


Revisão das medidas de mitigação do impacto da Covid-19 na economia e no sistema financeiro

28/07/2021

​​Neste contexto, a nível prudencial, de modo a reforçar o financiamento à economia pelas instituições de crédito e a sua capacidade de absorção de perdas decorrentes da crise pandémica, o Banco de Cabo Verde avaliou as medidas prudenciais anteriormente adotadas e deliberou manter e adotar as seguintes medidas de flexibilização de requisitos regulatórios e de supervisão: 


i. No que tange aos requisitos de capital, a manutenção até 31 de março de 2022, do rácio de adequação de fundos próprios totais num patamar mínimo de 10%;

ii. Permite-se, ainda,  a manutenção, até 31 de março de 2022, da suspensão da dedução dos valores dos bens recebidos em reembolso de crédito próprio (dação em cumprimento); 

iii. Considerando que as operações de crédito abrangidas pela moratória não são consideradas como crédito em incumprimento, esses créditos podem enquanto durar a medida, não ser classificados de forma automática como “crédito reestruturado” ou em “default”, sem impacto nos indicadores prudenciais e financeiros das instituições de crédito; 

iv. Durante um período de seis meses, as operações de crédito, abrangidas pela moratória, cujo pagamento dos juros iniciou-se a 1 de julho de 2021 e o reembolso do capital será a partir de 1 de janeiro de 2022, em caso de pedido de renegociação por parte do cliente bancário, podem não ser classificadas automaticamente como “crédito reestruturado” ou em “default”, sem impacto nos indicadores prudenciais e financeiros das instituições de crédito. 


Consulta Pública sobre as formas de abertura de contas de depósito bancário e estabelece os requisitos aplicáveis à videoconferência

21/07/2021

​​​​​​​O Banco de Cabo Verde decidiu prolongar, até 06 de agosto de 2021, o prazo para respostas à consulta pública do Projeto de Aviso sobre as formas de abertura de contas de depósito bancário, os deveres de informação a observar na abertura de contas de depósito bancário nas instituições de crédito legalmente autorizadas a exercer a sua atividade em Cabo Verde e identifica e estabelece os requisitos aplicáveis à videoconferência, como procedimento de comprovação dos elementos identificativos dos clientes.

Este alargamento do prazo visa dar mais tempo aos intervenientes do Sistema de Pagamentos e à sociedade civil, no geral, para análise e resposta ao processo de consulta pública Nº 01/DTP/2021. 


Índice Cambial Efetivo para Cabo Verde - Atualização dos ponderadores e do ano base

04/06/2021

​A dinâmica da economia justifica a avaliação periódica dos ponderadores utilizados nos cálculos dos índices de taxas de câmbio efetivas nominal e real. Neste contexto, o Banco de Cabo Verde passa a publicar novas séries de índices de taxas de câmbio efetivas nominais e reais.​​

Comunicado Comité de Política Monetária

02/06/2021

​​O Comité de Política Monetária (CPM), reunido ordinariamente no passado dia 26 de maio, decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária.  

Sistema de Pagamentos: Utilização dos instrumentos de pagamento em tempos de pandemia Covid-19

13/05/2021

​​​​​​​​​​​​​​Desde que a pandemia de Covid-19 vem condicionando o país, pela primeira vez as operações realizadas com cartão internacional exibem taxas de variação homologa positivas, e logo de forma bastante expressiva. 

Em termos globais, em abril, foram processadas, por não residentes no país, 34.481 operações (levantamentos ATM e pagamentos POS) no valor de 378,7 milhões de escudos, dados que representam acréscimos de 190,9% em quantidade e 162,6% em valor. 

Central de Registo de Crédito

12/05/2021

​A Central de Registo de Crédito, com a mudança para nova sede na Achada de Santo António, passará a disponibilizar os mapas de crédito solicitados diariamente, nos dias úteis, a partir das 14:00 horas na Receção do Banco de Cabo Verde e os atendimentos para clarificação de questões relacionadas aos mapas serão efetuados também das 14:00 horas às 15:30 horas, diariamente. 

Relatório de Política Monetária

19/04/2021

De acordo com as estatísticas disponíveis, Cabo Verde terá tido, no ano passado, o seu pior desempenho económico enquanto país soberano. O produto interno bruto em volume decresceu 14,8 por cento, o défice da balança corrente aumentou de 0,4 para 16,5 por cento do PIB, o stock de reservas internacionais líquidas do país reduziu cerca de 80 milhões de euros e o défice e a dívida pública inverteram a tendência de queda e fixaram-se, respetivamente, em nove e 156 por cento do PIB em finais de 2020. 

Comunicado: Mudança para a nova sede do BCV

14/04/2021

​​​​​​​​​​Nova Sede do Banco de Cabo Verde entra em funcionamento integral a partir do dia 26 de abril de 2021

Global Money Week 2021

19/03/2021

“Cuida de ti, cuida do teu dinheiro!” é o lema escolhido para a Global Money Week 2021 que decorre de 22 a 28 de março de 2021, em Santiago, Praia, interior de Santiago e nas ilhas do Sal e Fogo. ​​

Comunicado Comité de Política Monetária

15/03/2021

​​​Comunicado n.º 2/2021​​

Comunicado Comité de Política Monetária

15/02/2021

Comunicado n.º 1/2021

O Comité de Política Monetária (CPM), reunido, ordinariamente, no passado dia 9 de fevereiro, decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária.  ​

Ato de Inauguração da Nova Sede do Banco de Cabo Verde

05/02/2021

​​​​​​​​​​​​​​​​A Nova Sede do Banco de Cabo Verde será inaugurada por S. Ex.cia o Sr. Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses Correia e Silva, na presença de S. Ex.cia o Sr. Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia e de S. Ex.cia o Sr. Governador, Dr. Óscar Santos, no dia 11 de fevereiro de 2021, às 10H00, na localidade de Achada de Santo António.

Sistema de Pagamentos: Utilização dos instrumentos de pagamento em tempos de pandemia Covid-19

02/02/2021

​​​O ano 2020 foi marcado pelo contexto da pandemia da Covid-19, o que se refletiu de forma categórica na utilização dos instrumentos de pagamento no país. 

Com efeito, foram efetuadas 32.776.857 operações com cartão de pagamento, no valor de 91.275,0 milhões de escudos, o que correspondem a decréscimos de 3,5% em quantidade e 12,0% em valor, face às transações registadas em 2019​​.


Nova Nota de 200 Escudos em substrato de algodão

05/01/2021

​​​​​​​​​​​O Banco de Cabo Verde nos termos do Decreto-lei nº 56/2020, de 21 de julho 2020, colocará em circulação, a partir do dia 08 de janeiro de 2021, uma nova nota de 200 Escudos em substrato algodão.​

Comunicado: Moratórias ao Pagamento de Crédito Bancário

30/12/2020

​A avaliação das condições económicas e financeiras das empresas e demais organizações, bem como das famílias cabo-verdianas, severamente afetadas pelos efeitos da pandemia da Covid-19, levou o Banco de Cabo Verde a recomendar a extensão do prazo e dos termos da medida de suspensão temporária do serviço de crédito bancário. 

Com efeito, o Banco Central e o Governo têm adotado um conjunto de medidas de política, com vista à mitigação dos efeitos adversos causados pela pandemia da Covid-19. 

Medidas de estímulo monetário para mitigação do impacto da Covid-19 na economia – revisão da operação de financiamento de longo prazo

21/12/2020

​​​O término do Estado de Emergência e a consequente retoma da atividade económica tem permitido alguma recuperação por parte de determinados setores. Não obstante isso, muitas empresas continuam a enfrentar fortes constrangimentos, com consequente impacto no rendimento das famílias. 

As garantias prestadas pelo Estado, que contribuem para conter o risco de crédito e para estimular a concessão de crédito à economia por parte das Instituições Financeiras Bancárias (IFB), conjugadas com as moratórias no serviço da dívida e com o regime de suspensão temporária e simplificada dos contratos de trabalho, têm sido essenciais para a sobrevivência de parte substancial do tecido empresarial nacional. 

Dissolução Voluntária e Liquidação do Banco Privado Internacional, S.A.

02/12/2020

O Banco de Cabo Verde vem, ao abrigo do disposto no número 6 do artigo 107º da Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, que regula as Atividades das Instituições Financeiras, tornar público que procedeu ao registo da deliberação dos acionistas do Banco Privado Internacional, S.A. – BPI, Instituição de Crédito de Autorização Restrita, que, em sede de Assembleia Geral Ordinária realizada a 30 de abril de 2020, decidiu pela sua dissolução voluntária e liquidação. 


Consulta Pública: Apólice Uniforme e Tarifa do Seguro Obrigatório de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais

26/11/2020

​​​​​​​​​​O Banco de Cabo Verde submete à Consulta Pública os Projetos de Avisos sobre Apólice Uniforme e Tarifa do Seguro Obrigatório de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais


Consulta Pública: Regras de segurança de pagamentos via internet e dispositivo móvel

18/11/2020

​​​O Banco de Cabo Verde decidiu prolongar, até 07 de dezembro de 2020, o prazo para respostas à consulta pública dos seguintes projetos de Aviso:

Requisitos de segurança para pagamentos efetuados através da internet;
Requisitos de segurança para pagamentos efetuados através de dispositivos móveis.

Este alargamento de prazo visa dar mais tempo aos intervenientes do Sistema de Pagamentos e a sociedade civil, no geral, para análise e resposta aos processos de consulta pública Nº 02/ASP/2020 e Nº 03/ASP/2020, tendo em conta a complexidade das matérias abordadas nos respetivos projetos de Aviso. 

_____________________________

O Banco de Cabo Verde coloca em consulta pública, até 20 de novembro, os projetos de Aviso sobre os requisitos de segurança para pagamentos efetuados através de internet e de dispositivos móveis​

Com os referidos projetos de Aviso, o Banco de Cabo Verde propõe estabelecer os requisitos mínimos e os conteúdos essenciais aplicáveis à segurança na execução de operações de pagamento efetuados através de internet e de dispositivos móveis, que devem ser observados pelos Prestadores de Serviços de Pagamento, com vista a fortalecer a prevenção e o combate à fraude, e por essa via, a confiança do público. 

Comunicado Comité de Política Monetária

06/11/2020

​​​O Comité de Política Monetária (CPM), reunido, ordinariamente, no passado dia 29 de outubro, decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária, mantendo as taxas de juro nos níveis atuais e o programa de financiamento do sistema bancário através das Operações Monetárias de Financiamento de longo prazo (OMF). 

Relatório de Política Monetária

04/11/2020

​​​​​​​​​​​A crise global de saúde pública marcou os desenvolvimentos macrofinanceiros do país e dos seus parceiros nos últimos meses. 


Os esforços, sincronizados, de contenção da propagação do novo coronavírus, de fortalecimento dos serviços de saúde e de proteção de vidas humanas resultaram na contração do produto interno bruto (PIB) em volume do país na ordem dos 13 por cento em termos homólogos no primeiro semestre. As economias da Área do Euro, dos EUA e do Reino Unido-principais parceiros económicos do país- contraíram 9, 4 e 11 por cento, respetivamente, no primeiro semestre de 2020 face ao primeiro semestre de 2019. 


Semana da Poupança

23/10/2020

​​​​​​O Banco de Cabo Verde, em parceria com a Associação de Jovens Economistas (AJECON), a Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO), a Associação para a Promoção da Educação Financeira (PROFIN), a Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), a Bolsa de Valores (BVC), a Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV, a Fin Academy, a ONG OEJ.Juventude – Orientação e Empoderamento de Jovens organizam a “Semana da Poupança”, de 26 a 31 de outubro de 2020. 

Consulta Pública: Plano Nacional de Educação Financeira

19/10/2020

​​No âmbito das suas atribuições, o Banco de Cabo Verde submete à consulta pública a proposta de estratégia nacional de educação financeira, denominada de Plano Nacional de Educação Financeira (PNEF). 

O presente processo de consulta pública decorrerá entre o dia 19 de outubro de 2020 e o dia 18 de novembro de 2020. Assim, as respostas ao presente documento de consulta devem ser submetidas ao BCV até ao próximo dia 18 de novembro de 2020.

Os contributos devem ser remetidos para o endereço de correio eletrónico hcarvalho@bcv.cv. As respostas à consulta pública podem igualmente ser remetidas, por correio normal, para a sede do BCV, Avenida Amílcar Cabral, C.P. 101, Praia.


Relatório do Sistema de Pagamentos 2019

13/10/2020

​​​​​​​​O Relatório sobre o Sistema de Pagamento Cabo-Verdiano procura evidenciar os factos mais importantes em matéria de desenvolvimento do sistema de pagamentos em Cabo Verde com base em dados estatísticos relativos aos meios e instrumentos de pagamento e na descrição dos acontecimentos mais relevantes, no que diz respeito às transações ocorridas nos sistemas de compensação e de liquidação, bem como à regulamentação e ao controlo exercidos pelo Banco de Cabo Verde no âmbito da superintendência do sistema.  ​​​

Relatório de Estabilidade Financeira 2019

02/10/2020

​​​​O Banco de Cabo Verde (BCV), no âmbito das suas funções, enquanto autoridade de Supervisão Macroprudencial, analisa a evolução do sistema financeiro no curto e médio prazo, identifica os atuais e potenciais riscos que condicionam a estabilidade do sistema financeiro, sobretudo do setor bancário, avalia a estabilidade do sistema financeiro nacional e implementa políticas para mitigar os riscos. Com a publicação anual do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), o BCV procede à divulgação dos resultados do seu trabalho, em prol da estabilidade do sistema financeiro.

 
O REF de 2019 avaliou os riscos à estabilidade financeira durante o ano em apreço, bem como a sua tendência de evolução no curto e médio prazos.
 
A publicação tardia do Relatório de Estabilidade Financeira de 2019, comparativamente com os anos anteriores, deve-se à situação da crise pandémica. O fecho de contas de 2019 das sociedades comerciais, incluindo instituições financeiras, foi adiado, por Lei[1], para finais de junho de 2020, o que condicionou a elaboração e a publicação do REF de 2019.

[1] Lei n.º 83/IX/2020, de 04 de abril, art.º 17.º



Sistema de Pagamentos: Utilização dos instrumentos de pagamentos em tempos de pandemia Covid-19

25/08/2020

​​​​​​​Em julho de 2020, assim como no mês anterior, a utilização de instrumentos de pagamentos continuou a apresentar melhorias, comparativamente ao impato que a adoção de medidas restritivas para mitigação do contágio do vírus causou na utilização dos mesmos, nos meses de abril e maio de 2020.​

Sistema de Pagamentos: Utilização dos instrumentos de pagamentos em tempos de pandemia Covid-19

06/08/2020

​​Em junho de 2020, com o término do Estado de Emergência e o levantamento progressivo das medidas de contenção adotadas para o controlo da Pandemia do COVID-19, a utilização de instrumentos de pagamentos apresentou melhorias, comparativamente aos meses de abril e maio de 2020, que registaram reduções sem precedentes na utilização de instrumentos de pagamentos em Cabo Verde.

Consulta Pública: Avisos que regulamentam a Lei n.º 96/IX/2020, de 17 de julho

04/08/2020

​​​​​​​​​​No âmbito da regulamentação da Lei n.º 96/IX/2020, de 17 de julho, que estabelece o regime aplicável aos contratos de crédito aos consumidores do sistema financeiro, o Banco de Cabo Verde (BCV) submete a consulta pública os seguintes projetos:

Consulta Pública: Projeto de Aviso sobre as condições para a concessão de autorização para que empresas não financeiras realizem operações de câmbio manual​

03/08/2020

​​O Banco de Cabo Verde (“BCV”) coloca em consulta pública, até 19 de agosto de 2020, o projeto de Aviso sobre as condições para a concessão de autorização para que empresas não financeiras realizem operações de câmbio manual

Comité de Política Monetária

31/07/2020

​​O Comité de Política Monetária (CPM), reunido, ordinariamente, por via presencial e remota, no passado dia 28 de julho, decidiu recomendar ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária, mantendo as taxas de juro nos níveis atuais e o programa de financiamento do sistema bancário através das Operações Monetárias de Financiamento de longo prazo.​

Relatório do Conselho de Administração

30/07/2020

​​​​​O Banco de Cabo Verde (BCV), no exercício das suas competências de autoridade monetária e de regulador e supervisor do sistema financeiro cabo-verdiano, publica anualmente o seu Relatório do Conselho de Administração (RCA).  

Relatório do Estado da Economia em 2019

24/07/2020

​​​A economia nacional teve um desempenho positivo em 2019, favorecido pelo contexto externo de melhoria dos mercados de trabalho e redução da inflação dos principais parceiros do país, assim como, a nível interno, pela implementação de medidas macroeconómicas acomodatícias e pelo contínuo fortalecimento da confiança dos agentes económicos.



Sistema de Pagamentos: Utilização dos instrumentos de pagamentos em tempos de pandemia Covid-19

30/06/2020

​​​​​​​Em maio de 2020, com o Estado de Emergência e as medidas restritivas de combate à pandemia COVID-19, a vigorarem ao longo do mês, manteve-se a tendência de redução na utilização de instrumentos de pagamentos.

António Hilário da Cruz, Ex-Vice-Governador do Banco de Cabo Verde, falecimento

26/06/2020

​​​​​É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde comunica que faleceu o Ex-Vice-Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. António Hilário da Cruz, esta madrugada, na cidade da Praia. 

Comité de Política Monetária

23/06/2020

​​- Comunicado n.º 4/2020

Sistema de Pagamentos: Utilização dos instrumentos de pagamentos em tempos de pandemia Covid-19

22/05/2020

​​​​​​​​A entrada em vigor do Estado de Emergência e a adoção de medidas restritivas tendo em vista a mitigação do contágio do vírus, conduziram, em abril de 2020, a uma redução inédita na utilização dos instrumentos de pagamentos. ​

COVID 19

14/05/2020

​​O Banco de Cabo Verde aconselha vivamente os clientes bancários a evitarem idas aos balcões dos Bancos por forma a conter a propagação da Covid-19, devendo ser privilegiada a utilização dos canais digitais, nomeadamente os Caixas Automáticos e a Internet Banking para a realização das operações bancárias.  

Boas práticas e cuidados de segurança cibernética e de higiene na utilização dos instrumentos de pagamento e dos canais digitais

11/05/2020

​​​​​A rápida disseminação do novo coronavírus, causador da doença COVID-19, pelo mundo impôs um enorme desafio de emergência sanitária às nações, de entre as quais Cabo Verde, o que levou a uma rápida reação das autoridades competentes, no sentido de decretar um conjunto de medidas profiláticas indispensáveis à contenção dos riscos de contágio e salvaguarda da saúde pública.

Comité de Política Monetária

07/05/2020

​​​​O Comité de Política Monetária (CPM), reunido, extraordinariamente, via correio eletrónico, no passado dia 14 de abril, apreciou o draft técnico do Relatório de Política Monetária. ​

Comunicado: Clientes bancários só devem ir a balcões quando estritamente indispensável

06/05/2020

​​​​Nos seus Comunicados de 18 e 30 de março e de 04 de maio de 2020, o Banco de Cabo Verde (BCV) instou as instituições financeiras por si supervisionadas a adotarem um conjunto de medidas relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas, de modo a evitar aglomerações excessivas que pudessem implicar maiores riscos de contágio com o novo coronavírus. ​​

Comunicado: Funcionamento das instituições financeiras face à prorrogação do estado de emergência

04/05/2020

​​Nos seus Comunicados de 18 e 30 de março de 2020, o Banco de Cabo Verde (BCV), no sentido de minimizar os potenciais efeitos de contágio associados ao novo coronavírus, instou as instituições financeiras por si supervisionadas a adotarem um conjunto de medidas relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas. ​

COVID-19. Perguntas e Respostas sobre o Regime de Moratória em Cabo Verde

28/04/2020

​​​​​O que é uma moratória?

Moratória é o nome dado à prorrogação no pagamento de uma dívida, acordada entre o cliente e o banco comercial. O pedido de moratória está habitualmente associado a pessoas e empresas que estão a passar por dificuldades financeiras excecionais e como tal impossibilitadas de honrarem os seus compromissos. 


​​Abel de Magalhães, ex-Administrador do BCV, falecimento

27/04/2020

​Abel de Magalhães, ex-Administrador do BCV, falecimento

Relatório de Política Monetária

27/04/2020

​​​​​A economia nacional registou um desempenho favorável em 2019. O produto interno bruto (PIB) em volume cresceu 5,7 por cento e a inflação média anual reduziu de 1,3 para 1,1 por cento, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.​

Medidas excecionais e temporárias de proteção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social, associações sem fins lucrativos e demais entidades da economia social

07/04/2020

Entrou em vigor, a partir do dia 01 de abril de 2020, o Decreto-Lei n.º 38/2020, de 31 de março, que estabelece medidas excecionais e temporárias de proteção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidari​edade social, associações sem fins lucrativos e demais entidades da economia social, bem como um regime especial de garantias pessoais do Estado, no âmbito da pandemia da doença Covid-19.

As medidas permitem aliviar os encargos com prestações (à banca) a quem seja afetado pelos efeitos económicos negativos da pandemia do Covid-19, atenuando os efeitos da redução da atividade económica. 


Comunicado sobre a disseminação de estatísticas e publicações

03/04/2020

​​​O Banco de Cabo Verde, enquanto autoridade monetária do país e órgão produtor oficial das estatísticas monetárias, financeiras e do sector externo, produz e dissemina com regularidade mensal, trimestral, semestral e anual, quadros estatísticos, notas informativas e metodológicas, assim como o Boletim de Estatísticas, o Boletim de Indicadores Económicos e Financeiros, o Relatório de Política Monetária, o Relatório do Estado da Economia, entre outros.

Comunicado: Funcionamento das instituições financeiras durante o período do estado de emergência

30/03/2020

​O Decreto-lei n.º 36/2020, de 28 de março, que regulamenta a declaração do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, determina, no seu art.º 10.º, o encerramento das empresas públicas, serviços públicos de administração central e local, empresas privadas e demais atividades que indica. 


O mesmo diploma legal exceciona, na alínea l) do n.º 1 do seu art.º 10.º, o Banco Central, os bancos comerciais, os sistemas de pagamentos e as seguradoras.

Entretanto, no n.º 2 do art.º 10.º, estabelece que as empresas públicas, empresas privadas e demais estabelecimentos abrangidos pelo regime de exceção ficam limitados às atividades consideradas essenciais.

A nível interno, o Banco de Cabo Verde estabeleceu como essenciais, no contexto do COVID 19, com interesse geral e para o sistema financeiro, os seguintes serviços, que continuará a assegurar:

Abaixo o Comunicado na íntegra. 
 


Atendimento ao Público

23/03/2020

​Perante a situação de pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) e o risco iminente de surgimento de mais casos de Coronavírus em Cabo Verde e do seu alastramento, vem o Banco de Cabo Verde, no sentido de prevenir eventuais riscos de contágio, informar o seguinte:

 

•             O Atendimento Público deverá ser feito, preferencialmente, via telefone e email e em caso de extrema necessidade poderá ser feito, presencialmente, mediante marcação prévia;

 

•             Nas Receções do BCV o atendimento deverá ser feito à vez e com o devido distanciamento;

 

•             A Biblioteca, a partir do dia 23 de março, suspenderá o atendimento dos utilizadores externos.

 


BCV, 23 de março de 2020

Comunicado do Banco de Cabo Verde sobre Covid-19 e o funcionamento do sistema financeiro Cabo-Verdiano

18/03/2020

​​​​​​No sentido de minimizar os potenciais efeitos de contágio associados ao coronavírus (COVID-19), torna-se necessária a adoção, por parte das instituições financeiras supervisionadas pelo Banco de Cabo Verde, de medidas relativamente ao funcionamento das respetivas estruturas. Tais medidas visam, por um lado, proteger a saúde dos seus clientes e colaboradores.

Comunicado: Alerta de Fraude

09/03/2020

​​​​O Banco de Cabo Verde foi informado que utilizadores de emails têm recebido mensagens solicitando que se “atualizem informações pessoais com o arquivo do cliente anexado, de acordo com o Decreto nº 82/2020 do Banco de Cape Verde”. O email é assinado por uma suposta “equipe de segurança da conta.

Comité de Política Monetária

28/02/2020

​​O Comité de Política Monetária, reunido ordinariamente no passado dia 25 de fevereiro, decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção do atual nível das taxas de juro do banco central, a saber:

Desmentido referente às afirmações do Deputado João dos Santos Luís

04/02/2020

​Considerando a intervenção do Senhor Deputado da Nação, afiliado na UCID, Dr. João dos Santos Luís, na última sessão da Assembleia Nacional do mês de janeiro pp., aquando do debate sobre a proposta de lei que revoga o regime jurídico das instituições de crédito de autorização restrita, o Banco de Cabo Verde (BCV) vem informar o seguinte: ​​

Retirada de circulação das notas de 1000 escudos, emissão 2007

03/02/2020

​​O Banco de Cabo Verde leva ao conhecimento do público que, em conformidade com o Decreto-Lei nº 32/2019, de 17 de julho, que determina a retirada de circulação da nota de valor facial de 1.000 escudos, o prazo para a retirada da referida nota de circulação decorre até 19 de fevereiro de 2020, pelo que os seus detentores devem dirigir-se aos balcões dos bancos comerciais no país a fim de promoverem a sua troca.

Consulta Pública AGMVM n.º 2/2019

23/01/2020

​​

A propósito da Consulta Pública nº 2/2019, realizada no período de 07 de novembro a 07 de dezembro de 2019, a AGMVM apresenta o Relatório final da Consulta e o pronunciamento de algumas entidades sobre os diplomas colocados em consulta. 

Comunicado sobre o Banco BIC Cabo Verde

22/01/2020

​Considerando as notícias publicadas na Imprensa sobre o Banco BIC Cabo Verde, o Banco de Cabo Verde (BCV) vem informar o seguinte:


Comunicado/Desmentido

21/01/2020

​O Banco de Cabo Verde, tendo tomado conhecimento da notícia “Passageiros entram em Portugal com 149 milhões de euros em notas, Banco de Cabo Verde envia milhões em dinheiro vivo”, datada de 19 de Janeiro de 2020, no jornal  https://www.cmjornal.pt/, vem por esta via informar o seguinte:  


Comunicado Comércio de Câmbios

24/12/2019

​​​Desde o dia 23 de julho de 2018, está em vigor uma nova lei cambial (1)  em Cabo Verde.

Com a nova lei, qualquer um pode, livremente, adquirir e transportar consigo notas e moedas estrangeiras, independentemente do motivo e do montante.

Publicação da decisão de Contraordenação

11/12/2019

​(alínea i) do artigo 238.º da Lei n.º 62/VIII/2014, de 23 de abril)


Autos de Contraordenação Nº 02/GAC/DSF/2018.

1. Arguido: BANCO PRIVADO INTERNACIONAL, ICAR, S.A.
2. Estado do Processo: Decisão transitada em julgado.
3. Factos: Verificados na Ação Inspetiva do DSF de junho de 2014 a junho de 2016. ​


Comité de Política Monetária

05/12/2019

O Comité de Política Monetária, reunido ordinariamente no passado dia 26 de novembro, decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária.


A decisão teve por base a análise dos desenvolvimentos macrofinanceiros recentes e das suas perspetivas de evolução nos próximos meses.

 

Consulta Pública nº 1/DEE/2019

08/11/2019

O Banco de Cabo Verde submete à consulta pública o projeto de proposta de alteração da Lei. N.º 36/95 de 17 de julho, que estabelece as normas e os princípios pelos quais se rege a Central de Registo de Crédito (CRC) assegurada pelo Banco de Cabo Verde.

Comunicado sobre a Convercâmbio, Sociedade Unipessoal Lda

18/10/2019

O Banco de Cabo Verde tomou conhecimento de que a sociedade denominada “CONVERCÂMBIO, SOCIEDADE UNIPESSOAL LDA.” está matriculada na Conservatória dos Registos Comercial e Automóvel da Praia, propondo-se a prestar serviços que, por serem atividade financeira, deveria a sociedade, obrigatoriamente, solicitar a prévia autorização do Banco de Cabo Verde.

Relatório de Política Monetária

17/10/2019

O contexto externo continuou a favorecer a economia nacional na primeira metade do ano, não obstante a intensificação das tensões comerciais globais, bem como o adiamento e a amplificação das incertezas que envolvem o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Comité de Política Monetária

16/10/2019

O Comité de Política Monetária reunido, ordinariamente, no passado dia 9 de outubro decidiu propor ao Conselho de Administração a manutenção da atual orientação da política monetária e dos atuais níveis das taxas de juros de referência. 

 

Amaro Alexandre da Luz, ex-Governador do BCV, falecimento

04/10/2019

É com profunda consternação que o Banco de Cabo Verde recebeu a notícia do falecimento, hoje, dia 4 de outubro de 2019, do Dr. Amaro Alexandre da Luz, ex-Governador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 1984-1991.

I Encontro de Gestão de Reservas Externas dos BCLP

24/09/2019

O Banco de Cabo Verde realiza o I Encontro de Gestão de Reservas Externas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, com o tema central “Os Desafios e as Tendências da Gestão de Reservas Externas no Contexto Internacional Atual”, durante os dias 30 de setembro e 1 de outubro, na Sala de Conferências do Hotel Praiamar.

Nota de Esclarecimento

29/08/2019

O Banco de Cabo Verde (BCV) recebeu um questionamento sobre a taxa de câmbio de conversão escudos/euro aplicável nas caixas eletrónicas “ATM”, em Portugal, nas operações de pagamento efetuadas através de cartões. 

COMUNICADO - RETIRADA DE CIRCULAÇÃO DAS NOTAS DE 1000 ESCUDOS, EMISSÃO 2007

19/08/2019

O Banco de Cabo Verde leva ao conhecimento do público que, em conformidade com o Decreto-Lei nº 32/2019, de 17 de julho, que determina a retirada de circulação da nota de valor facial de 1.000 escudos, o prazo para a retirada da referida nota de circulação decorre até 19 de fevereiro de 2020, pelo que os seus detentores devem dirigir-se aos balcões dos bancos comerciais no país a fim de promoverem a sua troca.

Comité de Política Monetária

09/08/2019

O Comité de Política Monetária reuniu-se, ordinariamente, no passado dia 30 de julho para, nos termos do seu regulamento, monitorizar e avaliar os riscos à estabilidade macroeconómica, bem como para monitorizar e propor medidas de política monetária.
O Comité decidiu propor a manutenção dos atuais níveis de taxas de juro.

Relatório do Sistema de Pagamentos 2018

06/08/2019

Quadro regulamentar de referência do Sistema de Pagamentos Cabo-Verdiano, mudança estrutural na ligação dos Bancos à Rede SWIFT, que passou a ser gerida pela Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos (SISP), maior e melhor cobertura em termos de infraestruturas de pagamento marcaram o ano de 2018. De referir que os pagamentos com cartão realizados através dos terminais de pagamento automáticos (POS) destacaram-se como a operação mais procurada pelos cabo-verdianos. Estes desenvolvimentos constam do Relatório do Sistema de Pagamentos referente ao ano 2018.

Relatório de Estabilidade Financeira 2018

31/07/2019

No âmbito das suas funções, enquanto autoridade de Supervisão Macroprudencial, o Banco de Cabo Verde analisa a evolução do sistema financeiro no curto e médio prazo, identifica os atuais e potenciais riscos que condicionam a estabilidade do sistema financeiro, sobretudo do setor bancário, avalia a estabilidade do sistema financeiro nacional e implementa políticas para mitigar os riscos e restabelecer o equilíbrio.

Comunicado: Aviso n.º 6/2019, de 18 de julho, que regulamenta o acesso de novos agentes económicos ao mercado dos serviços de pagamento cabo-verdiano

22/07/2019

Entrou em vigor, a partir do dia 19 de julho de 2019, o Aviso do Banco de Cabo Verde, n.º 6/2019, que permite, doravante, o acesso de novos agentes económicos, que possam gerar inovação tecnológica, operacional e comercial no mercado dos serviços de pagamento cabo-verdiano.

Moeda Comemorativa dos 200 Anos de Laços Históricos e de Amizade entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde

19/07/2019

O Banco de Cabo Verde nos termos do Decreto-lei nº 34 /2019, de 19 de julho de 2019, colocará em circulação, a partir do dia 22 de julho de 2019, uma moeda comemorativa de 200 escudos, alusiva aos 200 Anos de Laços Históricos e de Amizade entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde, cujo primeiro marco institucional foi o estabelecimento neste país africano, em dezembro de 1818, do primeiro cônsul dos Estados Unidos na África Subsariana.

Comunicado: Alteração de Denominação do Banco Internacional de Cabo Verde, S.A (BICV)

18/07/2019

No âmbito do assunto em título, o Banco de Cabo Verde vem, por este meio, comunicar o seguinte:


I. A 04 de abril de 2019, o Banco Internacional de Cabo Verde, S.A (BICV) requereu ao BCV, nos termos e para efeitos do disposto na alínea a) do número 1 do artigo 25º da Lei das Atividades e das Instituições Financeiras - LAIF, aprovada pela Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, a autorização prévia para proceder à alteração do contrato de sociedade (Estatutos), designadamente no que concerne à denominação, enquadrada no âmbito da estratégia comercial a implementar.

Comunicado sobre a GCBIB Finance S.A.

16/07/2019

O Banco de Cabo Verde tomou conhecimento de que a sociedade denominada “GCBIB FINANCE S.A." está matriculada na Conservatória dos Registos e Cartório Notarial Santa Maria, propondo-se a prestar serviços que, por serem atividade financeira, deveria a sociedade, obrigatoriamente, solicitar a prévia autorização do Banco de Cabo Verde.

Relatório Anual 2018

01/07/2019

Numa conjuntura de assinalável dinâmica da atividade económica nacional, de pressões inflacionistas contidas, de melhoria das contas externas e finanças publicas, a atuação do Banco de Cabo Verde (BCV), esteve alinhada com os objetivos de garantir a estabilidade macroeconómica, o aprimoramento dos sistemas de pagamentos e o reforço da resiliência do sector financeiro.

Consulta Pública N.º 1/DTP/2019

24/06/2019

O Banco de Cabo Verde submete à consulta pública o Projeto de Aviso que regula o processo de autorização das instituições de pagamento e das instituições de moeda eletrónica e estabelece normas adicionais em matéria de capital social mínimo, fundos próprios e requisitos de proteção de fundos recebidos pelas referidas instituições. 

Cabo Verde premiado no âmbito da Global Money Week 2019

19/06/2019

Cabo Verde foi vencedor na categoria “GMW Newcomer Special Recognition”, no âmbito da oitava cerimónia anul da Global Inclusion Awards, realizada a 19 de junho de 2019, como parte da V Child and Youth Finance International Global Summit em Joanesburgo (África do Sul), onde foram atribuídos os prémios aos Estados participantes da Global Money Week (GMW) de 2019.

Moeda Comemorativa dos Jogos Africanos de Praia

11/06/2019

O Banco de Cabo Verde, nos termos do Decreto-lei nº 23/2019, de 04 de junho de 2019, colocará em circulação, a partir do dia 14 de junho, uma moeda comemorativa de 200 escudos, alusiva aos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019.

 

Estrutura de Custos das Instituições de MicroFinanças

04/06/2019

O Gabinete de Microfinanças do Banco de Cabo Verde reuniu-se com as instituições de Microfinanças e a Associação Profissional das Instituições de Microfinanças de Cabo Verde (APFIM-CV), no dia 4 de junho, no BCV, para socializar o estudo sobre a Estrutura de Custos das Instituições de Microfinanças.

Alteração da Estrutura das Taxas de Juro do Banco de Cabo Verde

03/06/2019

Com vista à melhoria da eficácia do mecanismo de transmissão monetária, o Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde, reunido em sessão ordinária do dia 31 de maio de 2019, deliberou proceder à seguinte alteração na estrutura das suas taxas de referência:

 

Comité de Política Monetária

03/06/2019

O Comité de Política Monetária reuniu-se, ordinariamente, no passado dia 29 de maio para, nos termos do seu regulamento, monitorizar e avaliar os riscos à estabilidade macroeconómica, à implementação da política monetária e à gestão das reservas oficiais do país, bem como para identificar e propor medidas de mitigação de eventuais riscos decorrentes da liberalização total das operações cambiais e das transações económicas e financeiras com o exterior.

Gestão de Riscos

30/05/2019

A formação em gestão de riscos, organizada pelo Banco de Cabo Verde em parceria com a House of Training/Agência de Transferência de Tecnologia Financeira (ATTF) e financiada pelo Governo de Luxemburgo, decorreu de 27 a 30 de maio, com o objetivo de promover um contínuo aperfeiçoamento dos profissionais na implementação da gestão de riscos nas instituições financeiras através da identificação, reconhecimento e análise dos riscos no ambiente de trabalho, visando prevenir a ocorrência de incidentes e implementar controlos.

 

Protocolo de Cooperação entre o Banco de Cabo Verde e o Instituto Nacional de Estatística

15/05/2019

O Banco de Cabo Verde e o Instituto Nacional de Estatística assinaram no dia 15 de maio, no BCV, um Protocolo de Cooperação nos domínios de produção e difusão estatística, fornecimento de dados e produção de estudos.

Racionalização e harmonização de instrumentos de notação, colaboração na produção e disseminação de estatísticas, intercâmbio de dados e informação estatística, assistência técnica, estágios e formação são alguns dos domínios de cooperação previstos.

Comunicado Novo Regulamento da Tarifa do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel

07/05/2019

A partir de 01 de julho de 2019, entrarão em vigor as alterações ao Regime do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel (SORCA), introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 57/2018, de 14 de novembro, o qual altera o Decreto-Lei n.º 17/2003, de 19 de maio.

Comunicado Aquisição de Participação Qualificada na Caixa Económica de Cabo Verde, S.A.

03/05/2019

A 20 de julho de 2018, o Senhor Enrique Bañuelos de Castro, cidadão de nacionalidade espanhola, em representação da IHCV – International Holding Cabo Verde, SGPS Sociedade Unipessoal Lda, comunica ao Banco de Cabo Verde, nos termos e para efeitos do disposto no artigo 45º da Lei que regula as atividades das instituições financeiras, Lei nº 62/VIII/2014, de 23 de abril, a sua intenção de adquirir ações representativas de até 30% do capital social da Caixa Económica de Cabo Verde.

Relatório de Política Monetária

17/04/2019

A dinâmica da atividade económica nacional acelerou em 2018. Efetivamente, de acordo com as estimativas das contas nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia nacional registou um crescimento anual, em volume, de 5,5 por cento, (4,0 por cento em 2017) favorecida pelos efeitos da contínua implementação de reformas na administração tributária e regimes especiais de recuperação de dívidas fiscais, bem como pelo contexto externo.