Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

​​​​​O Museu Banco de Cabo Verde (MBCV) é uma instituição permanente, sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos, dotada de um acervo patrimonial móvel, testemunhos da importância histórica do sistema bancário e financeiro cabo-verdiano, que conta várias histórias, com destaque para a evolução da moeda com foco no conceito de dinheiro, na sua evolução histórica e nas formas de que se revestiu em Cabo Verde, desde os primórdios das trocas comerciais até aos dias de hoje.


Missão

O Museu tem como principal missão promover e preservar o património histórico do Banco através do inventário, da conservação, da investigação e interpretação, exposição e divulgação, com objetivos educativos, lúdicos e científicos.


Vocação

O Museu Banco de Cabo Verde é de tutela e gestão do Banco de Cabo Verde, dotado, essencialmente, de um acervo patrimonial de coleções de numismática, notafilia, medalhística, etnografia, documental e fotográfico. Assim sendo, o Museu Banco de Cabo Verde tem como vocação primordial a conservação e a investigação científica das suas coleções, bem como a promoção e desenvolvimento de ações educativas junto da comunidade.


Objetivos 

Constituem funções gerais do Museu Banco de Cabo Verde, nomeadamente:

  • Cuidar dos acervos museológicos do Banco Central do País;
  • Proceder ao inventário do património disponível e ao levantamento de todos os dados históricos e mantendo uma política contínua de inventariação, classificação, interpretação, conservação e restauro;
  • Assegurar a aquisição continuada e criteriosa de espólio numismático, notafilia e/ou artístico com temática afim, e manter atualizados os respetivos inventários, catálogos e fundos documentais;
  • Assegurar a salvaguarda, conservação e manutenção do acervo patrimonial móvel que lhe está afeto;
  • Interpretar em ambiente expositivo os acervos à sua guarda ou que venha a recolher;
  • Promover exposições temporárias, colóquios, conferências e ações educativas;
  • Proporcionar aos visitantes o fácil acesso ao museu e às suas coleções, tornando-o numa referência nacional;
  • Dar a conhecer ao público as principais missões do Banco de Cabo Verde e promover o património histórico, a cultura, a cidadania e a literacia financeira e digital;
  • Estabelecer contacto com instituições de ensino e com outros elementos da sociedade, promover iniciativas que conduzam ao conhecimento do sistema financeiro nacional junto dos jovens em idade escolar;
  • Promover a cooperação com instituições congéneres e com organismos vocacionados para o desenvolvimento do estudo e investigação de bens culturais.

Horário normal de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às12h30 e das 14h00 às 16h30.

Excecionalmente, o Museu está encerrado na última segunda-feira de cada mês e nos feriados.


Localização:
Banco de Cabo Verde
Avenida OUA, nº 02
Achada Santo António
Praia
Contactos:
Email: museubcv@bcv.cv
Telefone: +238 2607000

​Áreas Expositivas


A exposição contém uma sequência histórica e cronológica com factos históricos, políticos, culturais, financeiros, económicos e sociais que foram decisivos na formação e evolução da moeda em Cabo Verde e do Banco e que influenciaram diretamente na sua construção e desenvolvimento.

O espaço museológico tem 3 (três) Áreas Expositivas Temáticas:


1. MUSEU – ÁREA CRONOLOGIA

A cronologia apresenta a história do Banco, desde os tempos do Banco Nacional Ultramarino até ao presente do Banco de Cabo Verde. As datas marcantes deste percurso, bem como imagens/fotografias alusivas, ilustram esta autêntica “viagem no tempo”, pontuada por objetos verdadeiros e documentos que constituem parcelas dessa história.

 


2. MUSEU – ÁREA EVOLUÇÃO DA MOEDA

Na área temática da evolução da moeda as atenções estão focadas no conceito de dinheiro, na sua evolução histórica e nas formas de que se revestiu em Cabo Verde, do passado ao presente. Assim, nesta área, está exposta uma coleção numismática (notas e moedas) e outros objetos verdadeiros, como cunhos que foram utilizados para impressão de notas e moedas. Ainda nesta área se aborda a segurança dos fiduciários, recorrendo ao exemplo de notas de banco contemporâneas e a todo o universo que gira em torno do dinheiro e dos seus múltiplos usos.


3. MUSEU – ÁREA DE BANCOS, TAREFAS E ESPÓLIO

Nesta área é apresentada as funções específicas dos vários tipos de bancos, o mundo material de que se servem para cumprir as suas funções e tarefas e a presença de Cabo Verde nesse universo. Objetos verdadeiros e a possibilidade de consultar o catálogo (digital) do acervo do Museu do Banco de Cabo Verde fazem também parte deste universo.


Links relacionados