Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

​Boas práticas de manuseio de numerário

A durabilidade das notas é uma preocupação comum a todos os bancos centrais pelo impacto financeiro e ambiental associado à sua substituição. 

A simples permanência em circulação vai acrescentando às notas genuínas características indesej​​​adas (sujidade e defeitos), pelo que, uma nota com qualidade inferior pode gerar no utilizador dúvidas quanto à sua autenticidade. 

O Banco de Cabo Verde tem procurado abordar o tema do manuseio das notas e moedas em todas as suas ações de formação de modo a sensibilizar a população sobre os cuidados a ter com o numerário, não só porque o dinheiro custa dinheiro, mas também por servir como meio de pagamento e por ser um dos símbolos da soberania da nação. 

O manuseio do numerário por si só constitui um fator de desgaste do numerário. O clima tropical e húmido de Cabo Verde exige que, para além dos cuidados a nível de tratamento do numerário, ter sempre em consideração a forma como se conserva as notas e moedas para evitar a sua deterioração. 

 Para prolongar a vida útil das notas e conservar as características ideais para mantê-las em circulação, devem ser tomados os seguintes cuidados:
Não as grafe sob nenhuma circunstância;
Não as marque, esfregue ou risque;
Não escreva nem carimbe;
Não rasgue e evite amassá-las;
Mantenha as notas longe da humidade, luz solar direta e temperaturas extremas;
Guarde sem dobrar. 
 
Caso se depare com notas sujas, reparadas (com fita-cola, adesivos ou agrafes), marcadas ou incompletas deve-se encaminhar para qualquer agência bancária, onde serão avaliadas, em conformidade com os critérios estipulados, e trocadas por notas aptas.

No que diz respeito às moedas, elas são muito resistentes. No entanto, existem algumas recomendações para cuidar delas e preservar o seu valor:
Não se deve limpar ou polir moedas com abrasivos ou solventes;
O contato com substâncias químicas, como ácidos, deve ser evitado;
Não altere sua aparência - por exemplo, com a aplicação de revestimentos ou tintas;
Não desgaste, propositadamente, as suas bordas ou superfície.
Mantenha as moedas longe da humidade, luz solar direta e temperaturas extremas;
Evite armazenar as moedas em materiais plásticos que contenham produtos químicos nocivos;
Não use cola, fita ou qualquer outro material adesivo para prender ou montar moedas, pois pode deixar resíduos ou danificar a sua superfície.