Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

O Banco de Cabo Verde é responsável por todo o processo de compilação das estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e do sector externo.

 

As estatísticas produzidas pelo Banco de Cabo Verde são particularmente relevantes para a elaboração de estudos, estimativas e previsões sobre a economia cabo-verdiana, sendo amplamente divulgadas online e nos Boletins de Estatísticas e Relatórios.

 

A produção estatística do Banco de Cabo Verde é orientada pelos princípios da imparcialidade, independência científica e confidencialidade estatística. O BCV mantém elevados padrões de qualidade na produção e disseminação de estatísticas, fator determinante para consolidar  a confiança dos utilizadores nas estatísticas sob a sua responsabilidade.

 

O Banco de Cabo Verde também divulga estatísticas de outras entidades nomeadamente as estatísticas das finanças públicas produzidas pelo Ministério das Finanças e Planeamento, bem como das  contas nacionais e inflação produzidas pelo Instituto Nacional de Estatísticas.

 

Imagem do canal Principais Indicadores Macroeconómicos Principais Indicadores Macroeconómicos
​​​​​​​​​Os principais indicadores macroeconómicos do país agregam informações produzidas pelo Banco de Cabo Verde, Instituto Nacional de Estatísticas e Ministério das Finanças.
Imagem do canal Contas Nacionais Contas Nacionais

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​As estatísticas das contas nacionais são compiladas pelo Instituto Nacional de Estatísticas com base na metodologia do Sistema de Contas Nacionais das Nações Unidas de 1993.

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do país é calculado numa periodicidade trimestral e anual, quer na ótica da produção (soma do valor acrescentado bruto da atividade económica), quer na ótica das despesas (soma do consumo privado e público, do investimento público e privado e das exportações menos as importações do país).


As estatísticas são produzidas a preços correntes, a preços encadeados e a preços do ano anterior, em milhões de escudos cabo-verdianos.

Imagem do canal Inflação Inflação

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​As estatísticas da inflação disponibilizadas pelo Banco de Cabo Verde são compiladas, mensalmente, pelo Instituto Nacional de Estatísticas. Compreendem: a evolução mensal do índice de preços no consumidor; a variação do índice de preços no consumidor nos últimos doze meses e a variação homóloga do índice de preços no consumidor.

 

Imagem do canal Monetárias e Financeiras Monetárias e Financeiras
As estatísticas monetárias constituem um conjunto detalhado de dados de fluxo e de stock relativos aos activos e passivos financeiros e não financeiros das instituições financeiras monetárias de uma economia. As estatísticas monetárias e financeiras compiladas e difundidas pelo Banco de Cabo Verde abarcam: a síntese monetária, a situação analítica do Banco de Cabo Verde, o balanço consolidado dos bancos comerciais, as taxas de juros de referência do Banco de Cabo Verde e as taxas de juro praticadas nas operações bancárias.
Imagem do canal Estatísticas de Câmbios Estatísticas de Câmbios
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​As estatísticas cambiais são compiladas pelo Banco de Cabo Verde a partir das taxas de referência do euro calculadas e disponibilizadas pelo Banco Central Europeu. Numa periodicidade mensal, o Banco de Cabo Verde divulga as  taxas de câmbio mensais e de fim de período do escudo de Cabo Verde em relação ao euro, libra esterlina, dólar americano, coroa dinamarquesa, coroa sueca, coroa norueguesa, iene japonês, franco suíço, rand sul-africano e dólar canadiano. Igualmente são compiladas e divulgadas os índices da taxa de câmbio efectiva nominal e real do escudo cabo-verdiano.
Imagem do canal Sector Externo Sector Externo

As estatísticas do sector externo incluem balança de pagamentos (documentos onde são registados, de forma sistemática, as transações de ativos reais, financeiros e monetários realizadas no decurso de um trimestre, entre os residentes e não residentes de uma economia) e  posição de investimento internacional ( os saldos  das disponibilidades e responsabilidades financeiras externas da economia, no final de um trimestre).


São disponibilizados, igualmente, estatísticas de remessas  de migrantes e comércio externo.

Imagem do canal Finanças Públicas Finanças Públicas

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Banco de Cabo Verde divulga, no site e nos boletins estatísticos, informação sobre as finanças públicas, designadamente: o Financiamento das Administrações Públicas, bem como as Receitas e Despesas do Governo Central.

Imagem do canal Projecções Projecções

​​​​​O BCV disponibiliza um quadro com a síntese dos resultados para a economia nacional do último exercício de projeção macroeconómica, acompanhado de uma nota explicativa, que inclui a metodologia utilizada no exercício.