Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

​​​​​​​​​​​​​​​​Relatório sobre a Situação do Mercado de Valores Mobiliários e Atuação da AGMVM 2022

O mercado de valores mobiliários reforçou, em 2022, a sua contribuição para o financiamento da economia nacional, mormente através de emissão de dívida.

O valor emitido das obrigações empresariais foi em mais de dez vezes superior ao de 2021. As emissões foram impulsionadas, por um lado, pelo recurso ao mercado pelas sociedades não financeiras públicas, dos ramos das telecomunicações e de atividades postais e correios, e de um agrupamento de empresas da construção civil, cujo financiamento está associado à execução de um programa de investimento público. 

Por outro lado, o financiamento das sociedades financeiras, que ascendeu a 3.239 milhões de escudos (150 milhões em 2021), refletiu as estratégias de funding de uma instituição de crédito e de uma instituição de micro-finanças. Das oito emissões de obrigações empresariais ocorridas em 2022, três foram de títulos sustentáveis e uma de credit linked notes. 

Não se registou qualquer financiamento via participação no capital em 2022. Não obstante, a performance do mercado acionista ficou marcada pela valorização das ações das quatro sociedades cotadas.

A capitalização bolsista manteve-se em torno dos 50 por cento do PIB, com o aumento da capitalização dos segmentos acionista e obrigacionista (empresariais e municipais), para, respetivamente, 4,7 e 3,1 por cento do PIB. 

Na atuação da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM) em 2022, destaca-se o arranque do processo de reforma do quadro legal de base ao funcionamento do mercado de valores mobiliários – o Código do Mercado de Valores Mobiliários.


O Guia do Investidor é uma publicação da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM) que contém uma explicação sintética do funcionamento dos mercados de valores mobiliários e instrumentos financeiros derivados e uma breve descrição dos seus principais intervenientes.

Adicionalmente, são apresentados dois cadernos individuais produzidos com base nos dispositivos legais do Código do Mercado de Valores Mobiliários, revogado em 2012 e um conjunto de recomendações gerais destinados aos investidores no geral.

O Guia destina-se a todas as pessoas que pretendam adquirir alguns conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados de valores mobiliários e sobre os direitos e deveres que lhes assistem ao investirem as suas poupanças em valores mobiliários ou noutros instrumentos financeiros.

Se a leitura deste Guia suscitar alguma dúvida, poderá contactar a AGMVM, através dos números de telefone (+238) 2607000 ou (+238) 2607171, do Fax (+238) 2607079 ou através de correio electrónico, pelo endereço agmvm@bcv.cv.

​Neste guia são indicadas as várias formas de contacto com a AGMVM.


Documentos