Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

REDUÇÃO DO COEFICIENTE DAS
DISPONIBILIDADES MÍNIMAS DE CAIXA (DMC) O Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde deliberou, na sua sessão ordinária de 29 de Março, reduzir em 1 p.p. o coeficiente das Disponibilidades Mínimas de Caixa (DMC), que passa a ser de 14%.
Com efeitos a partir do dia 19 do próximo mês de Abril, a medida agora tomada vem na sequência de um programa de redução que começou em Dezembro de 2004, altura em que o coeficiente se situava em 19% e foi reduzido para 18%. Mais uma redução de um ponto percentual (de 18% para 17%) foi feita em Maio de 2005, à qual se seguiu outra, desta vez em dois pontos percentuais (de 17% para 15%), em Fevereiro de 2006.
O objectivo da medida agora tomada visa incentivar o desenvolvimento da intermediação bancária, através da redução da carga imposta aos bancos por terem recursos não remunerados imobilizados no Banco Central, criando, por conseguinte, condições para uma evolução mais favorável das taxas de juro do mercado, seja as de operações activas, seja das passivas.
Banco de Cabo Verde, Praia, 29de Março de 2007