O Banco de Cabo Verde foi criado em 29 de Setembro de 1975, tendo-lhe, então, sido cometidas as funções de banco central e emissor, autoridade cambial, caixa de tesouro e banco comercial e de desenvolvimento.
Artigo 92º
O Banco de Cabo Verde é o banco central, detém o exclusivo da emissão de moeda.
O meio envolvente das organizações (contextos económico, tecnológico, político, legal, sociocultural, etc.) caracteriza-se, atualmente, por constantes e profundas mutações com impactos na vida, nos negócios e nas estratégias das mesmas, acabando por influenciar as suas estruturas. Dependendo do sector e da magnitude com que essas mutações ocorram pode, ou não, justificar ajustamentos ao nível da estrutura orgânica de modo a facilitar e impulsionar a implementação de novas estratégias.
No que respeita ao Banco de Cabo Verde, o último ajustamento da estrutura orgânica ocorreu no ano 2015. Após esse ajustamento, o Conselho de Administração aprovou um novo Plano Estratégico que cobre o quadriénio 2016-2019. Tal visa dar resposta a vários desafios e oportunidades que enformam a envolvente externa do Banco, a par do seu ambiente interno. Para o efeito, no referido Plano figura um conjunto de Objetivos Estratégicos e as formas e meios para os alcançar. Merece realçar que, tão importante quanto a definição de estratégias, é a criação de condições organizacionais para que as mesmas possam ser implementadas com sucesso. É aqui que a estrutura orgânica é chamada a desempenhar um papel importante, na medida em que se trata de um instrumento fundamental para o desenvolvimento e implementação dos planos e estratégias definidos.
Bancário, Segurador e Mercado de Capitais
Não dispensa a consulta dos diplomas publicados no Boletim Oficial
A proposta de lei que criou o Fundo de Garantia de Depósitos foi aprovada, por unanimidade no Parlamento, no dia 26 de outubro de 2016. A proposta, da iniciativa do Banco de Cabo Verde, no âmbito da Lei de Bases do Sistema Financeiro, foi apresentada pelo Governo.