Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

O Banco de Cabo Verde foi criado em 29 de Setembro de 1975, tendo-lhe, então, sido cometidas as funções de banco central e emissor, autoridade cambial, caixa de tesouro e banco comercial e de desenvolvimento. Em Agosto de 1993, foi aprovada uma nova Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde, passando este a exercer exclusivamente as funções de banco central e atribuindo-se-lhe sucessivamente responsabilidades acrescidas no domínio da supervisão e controlo das diversas instituições que actuam nos mercados monetário e financeiro, incluindo o sector segurador e o mercado de capitais.
Imagem do canal Missão e Objetivo Missão e Objetivo

​​​​​​​​​​​O Banco de Cabo Verde foi criado em 29 de Setembro de 1975, tendo-lhe, então, sido cometidas as funções de banco central e emissor, autoridade cambial, caixa de tesouro e banco comercial e de desenvolvimento.

Imagem do canal História História
​​​O Banco de Cabo Verde sucedeu, em linha directa, as dependências em Cabo Verde do Banco Nacional Ultramarino e do Banco de Fomento Nacional.
Imagem do canal Constituição da República Constituição da República

Artigo 92º

 

O Banco de Cabo Verde é o banco central, detém o exclusivo da emissão de moeda.

Imagem do canal Lei Orgânica Lei Orgânica
O Banco de Cabo Verde é o Banco Central da República de Cabo Verde, devendo nessa qualidade ter como atribuições assegurar e regular a criação, a circulação e o valor da moeda nacional.
Imagem do canal Estrutura Orgânica Estrutura Orgânica

​​O regulamento orgânico em vigor no Banco de Cabo Verde, aprovado em 2018 (NAP10_2018 de 22 de agosto), introduziu alterações profundas em alguns domínios-chave de atuação desta instituição, com destaque para os da supervisão/regulação e gestão de risco. 

Imagem do canal Organigrama Organigrama
​​​​​​Estrutura organizacional do Banco de Cabo Verde


Imagem do canal Legislação Legislação

Bancário, Segurador e Mercado de Capitais

 

Não dispensa a consulta dos diplomas publicados no Boletim Oficial

Imagem do canal Relações Internacionais Relações Internacionais
Com vista a fortalecer a sua inserção internacional, o Banco de Cabo Verde vem assumindo uma postura mais estratégica e pró-activa, no que respeita ao tratamento de assuntos internacionais, seja na área de negociações, seja na de participação nos fóruns internacionais, seja ainda na sua relação com outros bancos centrais e organismos congéneres.
Imagem do canal Fundo de Garantia de Depósitos Fundo de Garantia de Depósitos

​​​​​​​A proposta de lei que criou o Fundo de Garantia de Depósitos foi aprovada, por unanimidade no Parlamento, no dia 26 de outubro de 2016. A proposta, da iniciativa do Banco de Cabo Verde, no âmbito da Lei de Bases do Sistema Financeiro, foi apresentada pelo Governo.

Imagem do canal Plano Estratégico do BCV Plano Estratégico do BCV
​​O Plano Estratégico constitui uma ferramenta fundamental para a gestão, sobretudo num contexto marcado pela globalização das economias e dos mercados, pela incerteza e pelo elevado ritmo de inovações tecnológicas. O mesmo, tem como propósito focar a actuação da instituição, tendo sempre presente os desafios identificados, a par das orientações emanadas da alta Administração.