Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Imagem do canal Notas Notas

O Banco de Cabo Verde detém o exclusivo da emissão e distribuição de notas e moedas na quantidade e qualidade necessárias para o bom funcionamento do sistema financeiro Cabo-Verdiano. E como autoridade emissora, o Banco assegura o cumprimento das regras para a reprodução de notas.


Existem atualmente cinco denominações (valores) de notas em circulação no país: 200, 500, 1000, 2000 e 5000 escudos. As notas de 500, 1000. 2000 e 5000 escudos são todas impressas em substrato de algodão, e a nota de 200 escudos, em substrato de polímero.

Imagem do canal Moedas Moedas

​O Banco de Cabo Verde detém o exclusivo da emissão de notas e moedas, incluindo as comemorativas. As notas constituem para os seus detentores um crédito sobre o BCV no valor da respectiva denominação.​

Imagem do canal Numismática e Medalhística Numismática e Medalhística

Numismática (do grego clássico νόμισμα – nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e económico das notas, moedas e medalhas.


Atualmente desenvolveu-se também o conceito de colecionar moedas, notas ou medalhas como forma de investimento, visto que as mesmas tendem a valorizar-se com o tempo garantindo lucro aos “investidores” em caso de revenda.


Convidamo-lo a conhecer Cabo Verde, sua história e sua cultura, adquirindo a coleção de artigos numismáticos emitidos pelo Banco de Cabo Verde.


Explore a variedade de produtos que o Banco de Cabo Verde emite e faça a sua encomenda através do endereço eletrónico: numismatic@bcv.cv

 

O objectivo desta rubrica é o de divulgar a colecção de artigos numismáticos emitidos pelo Banco de Cabo Verde.


Caso esteja interessado em adquirir alguns dos que se encontram disponíveis, queira contactar numismatic@bcv.cv, indicando o código do artigo pretendido.

Imagem do canal Reembolso de Notas Reembolso de Notas

​​​​​​​É da exclusiva competência do Banco Central a troca e o reembolso de notas e moedas emitidas em Cabo Verde.

 

As notas de escudos Cabo-Verdianos danificadas ou mutiladas (por exemplo, parcialmente queimadas, cortadas ou deterioradas) e que preenchem determinados critérios são substituídas pelo Banco de Cabo Verde, e a troca é gratuita desde que não haja suspeita da intencionalidade do ato.

 

Imagem do canal Estatísticas Notas e Moedas Estatísticas Notas e Moedas
​​​​​​​​​​​​​Nesta páginca encontram-se disponíveis os valores referentes à circulação de notas e moedas, informações sobre a contrafação de notas, depósitos de notas e moedas, emissão monetária e levantamento de notas e moedas.
Imagem do canal Contrafação/Falsificação Contrafação/Falsificação

Diz-se falsificada, a moeda (nota ou moeda metálica) legítima e genuína cujo valor facial ou outro elemento tenha sido objeto de alteração, com a intenção de a pôr a circular. Um exemplo seria acrescentar um “0” à nota de 500$00, passando o valor nominal representado de 500$00 para 5000$00.

Imagem do canal Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes

1. Que entidade está autorizada a emitir notas e moedas em Cabo Verde?
O Banco de Verde detém o exclusivo da emissão de notas e moedas, incluindo as comemorativas.


2. Em que consiste o curso legal e poder liberatório das notas e moedas de Escudo Cabo-verdiano?
O curso legal das notas e moedas significa que elas devem ser aceites como meio de pagamento, pelo seu valor nominal, isto é, pelo valor inscrito na moeda, em todo o território nacional. E a capacidade da nota e a moeda para realizar pagamentos designa-se por poder liberatório.

Imagem do canal Publicações Publicações
​​​​​​​​​​​​​​​​​Publicações