Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

 

No dia 25 de Maio de 2013 comemorou-se o 50º Aniversário da Organização da Unidade Africana/União Africana (OUA/UA) e, por essa razão, o ano de 2013 foi declarado como o “Ano do Pan-Africanismo e do Renascimento Africano”.  

 

Neste sentido, o Governo de Cabo Verde considerou oportuno associar-se às comemorações do Jubileu de Ouro, tendo solicitado ao Banco de Cabo Verde a emissão de uma moeda comemorativa de valor facial de 250 escudos.

 

A moeda possui, no anverso, como motivação figurativa, uma composição, que resulta da combinação estilizada das siglas OUA, UA e 50, cuidadosamente entrelaçadas, circunscrita pelo texto “2013 Ano do Pan-Africanismo e do Renascimento Africano”, completado por uma corrente partida, a simbolizar o culminar da luta do povo africano para a sua emancipação, e as datas “1963 – 2013”.

 

O reverso apresenta o mapa de África, em alto-relevo, e as ilhas de Cabo Verde. Presente ainda nesta composição, à semelhança do anverso, uma corrente partida a simbolizar o coroar da luta do povo Africano para a sua emancipação e o texto “250 escudos”, de leitura em duas linhas, correspondente ao valor facial. A circundar a parte central da moeda, o texto “REPÚBLICA DE CABO VERDE”, entre duas palmas, e as dez estrelas das Armas da República. A encimar, também em alto-relevo, as Armas da República de Cabo Verde.

 

Especificações Técnicas:

 

Moeda Bimetálica                                          

Valor Facial: 250 Escudos                  
Metal: Bimetálica (CuNi/Lt)                
Diâmetro: 28.40mm                            
Peso: 12g                                            
Formato: Redondo                               
Bordo: Liso Serrilhado                          
Acabamento: Brilhante não circulada  


Moeda de Prata

Valor Facial: 250 Escudos

Metal: Prata 925 ‰

Diâmetro: 28.40mm

Peso: 12g

Formato: Redondo

Bordo: Liso Serrilhado

Acabamento: Proof (prova numismática)