Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Sobretudo nos domínios da habitação, construção e consumo, bem como em relação à elevada exposição da carteira, face ao sector imobiliário e a um número reduzido de contrapartes. Estas e outras conclusões constam do Relatório de Estabilidade Financeira do BCV de 2010.

O Relatório de Estabilidade é uma publicação anual do Banco de Cabo Verde onde se propõe descrever a dinâmica recente do Sistema Financeiro Nacional, analisar todas as fontes de riscos e vulnerabilidades nos mercados e no sistema financeiro cabo-verdiano, apresentar os resultados de análises da sua resiliência a eventuais choques bem como analisar perspectivas para a sua evolução.

 

Segundo esta publicação do BCV, em termos prudenciais, ou seja de forma preventiva, e de maneira a acompanhar os riscos subjacentes ao exercício das suas actividades em 2010, os bancos procederam ao aumento significativo dos Fundos Próprios e ao reforço substancial do seu nível de provisionamento.

O mercado de valores mobiliários, ainda segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do BCV de 2010, vem ganhando importância crescente e contribuindo para o financiamento da economia e consolidação do sistema financeiro. No entanto, as operações realizadas comportam riscos quer para o mercado de forma directa, quer indirectamente para o sector bancário e, em última instância para as finanças públicas.

 

Mais informações no Relatório de Estabilidade Financeira de 2010

 

 


Documents