Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Numa conjuntura de assinalável dinâmica da atividade económica nacional, de pressões inflacionistas contidas, de melhoria das contas externas e finanças publicas, a atuação do Banco de Cabo Verde (BCV), esteve alinhada com os objetivos de garantir a estabilidade macroeconómica, o aprimoramento dos sistemas de pagamentos e o reforço da resiliência do sector financeiro.

O Banco de Cabo Verde tem por missão a defesa da estabilidade macrofinanceira do país, tendo como principais atribuições a manutenção da estabilidade de preços e a garantia da liquidez, solvência e funcionamento adequado do sistema financeiro nacional.

 

No âmbito das suas competências, enquanto banco central da República de Cabo Verde, o Banco de Cabo Verde assegura e regula a emissão, a circulação e o valor da moeda nacional e gere, num quadro de normas orientadoras estritas, as reservas cambiais do país.

 

O BCV produz, ainda, neste quadro, estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos do país, elabora estudos aplicados à economia nacional e concebe regulamentos que suportam o cumprimento da sua missão, bem como a sua função de conselheiro financeiro do Governo.

 

A atuação do Banco de Cabo Verde rege-se por elevados padrões técnicos e éticos, visando a preservação do interesse público e o reforço da capacidade institucional do país. O modelo de governança da instituição tem por referência as melhores práticas internacionais, sendo continuamente aprimorado para atender aos novos desafios macrofinanceiros do país.


Documents