Banco de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde

Arquiteto Português Álvaro Siza Vieira profere Palestra sobre o Sistema de Construção em Betão Branco

No âmbito da visita de uma delegação chefiada por Siza Vieira às obras da Nova Sede do BCV, de 9 a 13 de fevereiro, o internacionalmente renomado arquiteto português irá proferir uma palestra sobre o sistema de construção em betão branco, no dia 11 de fevereiro, às 10H, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional.

Para a palestra foram convidados arquitetos, engenheiros, ordens profissionais dos ramos da arquitetura e engenharia, professores universitários, o Laboratório de Engenheira Civil, o Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA) do Ministério das Infraestruturas, o Pelouro de Urbanismo da Câmara Municipal da Praia, entre outros interessados.

 

De recordar que o projeto de arquitetura da Nova Sede do BCV foi elaborado por Siza Vieira, muito conhecido pelas suas obras em betão branco.

 

Considerando que o sistema de construção em betão branco é algo inédito em Cabo Verde e a utilização deste tipo de material representa um pressuposto base para o projeto de arquitetura da Nova Sede do BCV, por um lado, e porque este tipo de construção vem despertando muito interesse junto dos agentes e técnicos de construção civil e não só, por outro lado, o Banco de Cabo Verde entendeu por bem convidar o arquiteto Siza Vieira para partilhar um pouco da sua vasta e riquíssima experiência na matéria com arquitetos, engenheiros e demais interessados, em Cabo Verde. É neste contexto que se realiza a palestra intitulada “Sistema de Construção em Betão Branco” e que conta com a participação de uma equipa liderada pelo Arquiteto Siza Vieira.

 

A sede do BCV encontra-se já em fase avançada de construção, tendo sido iniciada em agosto de 2017, na localidade de Achada de Santo António, ao lado da Assembleia Nacional, após autorização governamental, de 22 de Outubro de 2016, sendo um sonho há muito acalentado pelos Colaboradores e sucessivas Administrações do BCV.

 

A Nova Sede representa um marco inegável e decisivo para o reforço institucional do BCV, sendo imprescindível, na ótica do desenvolvimento de um sistema financeiro moderno e de um papel cada vez mais exigente para o Banco Central, tendo em conta, sobretudo, a salvaguarda da integridade e do funcionamento pleno e eficiente dos sistemas de pagamentos, razão fulcral para o funcionamento do país.
 
A empreitada de construção está consignada ao Agrupamento Complementar de Empresas vencedor do Concurso Público Internacional, formado pela empresa espanhola, Constructora San José, S.A. e pela empresa cabo-verdiana SGL, Sociedade de Construções, S.A.. A fiscalização está a cargo da empresa PROMAN, igualmente contratada por concurso público internacional. 

___________
Siza Vieira é Prémio Pritzker (1992), Medalha de Ouro do RIBA (2009), Medalha Alvar Aalto (1988), Medalha de Ouro UIA (2011), Wolf Prize in Architecture (2001).