Banco de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde

Formação em Gestão da Segurança da Informação e Cibersegurança

Gestão da Segurança da Informação e Cibersegurança foi o tema da formação que decorreu, de 25 a 28 de fevereiro de 2019, ministrada pela House of Training/Agência de Transferência de Tecnologia Financeira (ATTF), em parceria com o Banco de Cabo Verde, dirigida às instituições financeiras com o objetivo de aprofundarem os conceitos e fundamentos da segurança da informação e comunicação, políticas de segurança, principais formas de ataques, segurança cibernética e proteção dos sistemas de informação.

A abertura da formação, financiada pelo Governo de Luxemburgo, foi presidida pela Encarregada de Negócios da Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, Angèle Da Cruz.


Conceitos básicos para implementar a segurança cibernética nas organizações, conformidade e operações de segurança, segurança de aplicação de dados e computadores, segurança das redes, segurança das infra-estruturas críticas da informação, autenticação, autorização e certificação digital, ameaças, vulnerabilidades e formas de ataque comuns foram alguns dos temas abordados durante a ação de formação.


A ação contou com uma sessão restrita, no período da manhã, do dia 25 de fevereiro, reservada aos executivos das instituições financeiras, Diretores de IT e de Segurança de Informação, com o objetivo de se abordar a estratégia nacional de prevenção e combate ao crime cibernético em Cabo Verde.


As outras sessões foram dirigidas aos colaboradores das instituições financeiras do país, nomeadamente Administradores de Sistemas/Redes, Manutenção, Comunicação e Segurança, Programadores, Compliance e Auditoria.