Banco de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde

Seminário em Auditoria dos Sistemas de Informação

No âmbito da parceria entre o Banco de Cabo Verde e a House of Training/ Agência de Transferência de Tecnologia Financeira (ATTF) decorre, de 16 a 18 de maio, no BCV, o seminário intitulado Auditoria dos Sistemas de Informação.

O seminário tem como objetivo promover a melhoria de conhecimentos em princípios e técnicas de auditoria aos sistemas de informação. É destinado a responsáveis dos sistemas de informação, de segurança informática, de gestão de riscos e auditores de sistemas de informação.


Boas práticas de Information Technology (IT), Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Risco Operacional de IT e Auditoria de IT são alguns dos temas a serem abordados pelo consultor  M. Alain Blondlet da House of Training/Agência de Transferência de Tecnologia Financeira.


Com esta ação de formação espera-se que os técnicos das instituições financeiras saiam melhor capacitados em matérias relacionadas com os processos de auditoria de sistemas de informação, controlos aplicacionais, seus benefícios e riscos, metodologias de avaliação de riscos de aplicações informáticas, metodologias e os procedimentos para uma revisão dos controlos aplicacionais.


A House of Training é o resultado da fusão da Escola Luxemburguesa de Comércio (LSC), a Agência de Transferência de Tecnologia Financeira (ATTF) e o Instituto de Formação Bancária (IFBL).

 

A Agência de Transferência de Tecnologia Financeira (ATTF) foi criada em 1999 pelo Estado do Grão-Ducado do Luxemburgo (Ministério das Finanças), o Banco Central do Luxemburgo, entre outras instituições luxemburguesas, com o principal objetivo de atender as necessidades de treinamento e consultoria em questões financeiras.


 A ATTF desenvolve ações de capacitação em 37 países, sendo que com Cabo Verde as formações começaram em 2001. Desde então todos os anos, em parceria com o BCV, a ATTF desenvolve em Cabo Verde uma média de 3 a 4 formações nas áreas bancária e financeira.