Banco de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde

Central de Risco de Crédito

A Central de Risco de Crédito (CRC) é uma base de dados, gerida pelo Banco de Cabo Verde, com informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos, a que está associado um conjunto de serviços relativos ao seu processamento e difusão. A CRC obedece a todos os requisitos de proteção de dados individuais, de acordo com a Lei nº 133/V/2001, de 22 de janeiro, alterada pela Lei n.º41/VIII/2013, de 17 de setembro.

A CRC tem como principal objetivo apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito. Para o efeito, estas entidades podem aceder à informação agregada das responsabilidades de crédito de cada cliente no conjunto do sistema financeiro.

A CRC contém informação sobre responsabilidades de crédito contraídas no sistema financeiro, independentemente de se encontrarem em situação regular (informação positiva) ou em incumprimento (informação negativa). Na grande maioria dos casos, a informação contida na CRC corresponde a informação positiva, comprovando a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente até à última data de reporte dessa mesma informação.

Com a publicação da brochura abaixo, o Banco de Cabo Verde aborda as questões relacionadas com os objetivos, as regras de funcionamento e o conteúdo da Central de Risco de Crédito.

Abaixo o formulário para o pedido de informação das responsabilidades centralizadas na Central de Risco de Crédito do BCV. Para particulares residentes o formulário é preenchido, anexando cópia de bilhete de identidade ou cartão nacional de identificação e a declaração do NIF.

Para particulares não residentes o formulário é preenchido, anexando a fotocópia do passaporte e a declaração do NIF. Para pessoas coletivas (empresas) o formulário é preenchido, anexando a fotocópia da declaração do NIF e dos documentos de identificação dos representantes, a certidão do registo comercial atualizado e autenticado.

O formulário preenchido pode ser enviado para crc@bcv.cv ou entregue na receção do Banco de Cabo Verde.

As informações solicitadas só serão entregues pessoalmente ao requerente, mediante a devida identificação. Caso o pedido seja realizado por procuração este deve conter a assinatura devidamente reconhecida em cartório, e deve conter as cópias dos documentos de identificação do requerente e do procurador.